>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

domingo, 22 de novembro de 2015

23/11/2015 - SEGUNDA - COMBATE AO CÂNCER INFANTIL, CONSCIENTIZE-SE...e+

23/11/2015 - SEGUNDA


Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil  -  comemorado no Brasil, conforme Lei, com o fim de estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantil, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer, apoiar as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol das crianças com câncer, difundir os avanços técnico-científicos relacionados ao câncer infantil e apoiar as crianças com câncer e seus familiares. (fonte: datascomemorativas.info). 
..................................................................................................


Dia Nacional do Engenheiro Eletricista - para marcar a data da fundação do Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, ocorrida em 23 de novembro de 1913, graças ao empenho do advogado, empreendedor e diretor de escola secundária da cidade de Itajubá-MG, Theodomiro Carneiro Santiago, que visitou os principais centros de ensino da engenharia elétrica em seu tempo, particularmente na Bélgica, França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Suíça, para contratar professores belgas, franceses e suíços, comprar equipamentos e criar o Instituto, com foco na formação experimental, numa área em que o Brasil de então tinha carência absoluta. (datascomemorativas.info). 
................................................................................................

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas - iniciativa de responsabilidade social que tem como objetivo ressaltar a importância da acessibilidade em parques e atrações turísticas de todo o Brasil. 
.....................................................................................................

NA HISTÓRIA:
23/11/1891 - O marechal Deodoro da Fonseca, não querendo arriscar a possibilidade de uma guerra civil, renuncia à presidência do Brasil.

Discurso da renúncia: "Julguei conjurar tão temerosa crise, pela dissolução do congresso, medida que muito me custou a tomar, mas de cuja responsabilidade não me eximo.
As condições em que nestes últimos dias, porém, se acha o país, e o desejo de não deixar atear-se a guerra civil em minha cara pátria, aconselharam-me a renunciar o poder.
E fazendo-o despeço-me dos meus bons companheiros e amigos que sempre me conservaram fieis e dedicados, e dirijo meus votos ao Todo Poderoso pela perpetua prosperidade e sempre crescente florescimento do meu amado Brasil."

Capital federal, 23 de novembro de 1891 - Manuel Deodoro da Fonseca


Com a queda da monarquia e a proclamação da república em 15 de novembro de 1889, foi decretada a adoção provisória da forma de governo republicana e federativa, até que se votasse uma constituição.

Em 1891, votada a Constituição, foram eleitos pelo Congresso Nacional Constituinte os Marechais Manuel Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto para exercerem, respectivamente, a presidência e vice-presidência da República.

Os ministros de Estado do presidente Marechal Deodoro foram nomes destacados da política nacional, como Rui Barbosa, o grande jurista, que ocupou a pasta da Fazenda; Campos Sales, da Justiça; Benjamin Constant, da Guerra Demétrio Ribeiro, da agricultura.

Aborrecido com a tenaz oposição do Congresso ao Ministério, devido à falta de experiência na administração democrática do país, o presidente resolveu dissolver as Câmaras em 3 de novembro de 1891.


Com essa resolução presidencial instalou-se a crise entre os poderes legislativo e executivo, e a revolta da Marinha.

O presidente preferiu renunciar, passando o poder ao Vice-presidente, marechal Floriano Peixoto. (jblog.com.br). 
...............................................................................................


23/11/1913 - É fundada a primeira Universidade Tecnológica do Brasil,  sendo a décima escola de engenharia do país, a Universidade Federal de Itajubá. 
......................................................................................................



23/11/1991 - Em uma declaração gravada em seu leito de morte, Freddie Mercury finalmente divulgou que tinha AIDS.
.........................................................................................................................................
FEZ HISTÓRIA E MORREU NESTA DATA
23/11/1982 - Morre Adoniram Barbosa, o poeta do Bixiga

Adoniran Barbosa
Adoniran Barbosa em 1935
Informação geral
Nome completo João Rubinato
Também conhecido(a) como Adoniran Barbosa
Nascimento 6 de agosto de 1910
Local de nascimento Valinhos,  São Paulo
Data de morte 23 de novembro de 1982 (72 anos)
Local de morte São Paulo,  São Paulo
Nacionalidade  brasileiro
Gênero(s) Samba
Instrumento(s) Vocal
Adoniram Barbosa, 72 anos, autor de O Trem das Onze, morreu as 17h15 de complicações respiratórias, no Hospital São Luis, na capital paulista. Ele estava internado desde o dia 19 de novembro, em tratamento de bronquite crônica e enfisema pulmonar. Casado, sem filhos, foi sepultado no Cemitério da Paz, naquela cidade.
A perda de Adoniram deixa órfãos personagens como Iracema, a heroína do samba famoso que morre atropelada na Avenida São João, a 20 dias do casamento, ou o operário que é obrigado a deixar a mulher amada para não perder o trem das onze que vai para Jaçanã. Com Adoniram, desaparece uma das mais poéticas e engraçadas facetas da São Paulo do século XX, que conheceu o progresso e a destruição.

Cantor, compositor e ator, Adoniram nasceu João Rubinato em Valinhos, interior de São Paulo no dia 6 de agosto de 1910, filho de imigrantes italianos. Começou a trabalhar cedo, auxiliando o pai no carregamento de vagões da estrada de ferro no interior paulista. Depois, foi entregador de marmitas, varredor, tecelão, pintor, encanador, serralheiro, garçon, até aprender o ofício de metalúrgico, experiência que lhe deixaria uma ingrata herança. O esmerilhamento de ferro foi fatal para seus pulmões, tornando-os doentios pelo resto da vida.

O início no meio artístico foi pelo rádio, em programas de calouros. Tendo a voz rouca como porta de entrada para o primeiro emprego (não remunerado!) no cenário musical, logo começou a compor letras. Nesta época adotou o nome artístico Adoniram Barbosa. Vieram também os primeiros papéis de ator, interpretando diferentes personagens. E o aprimoramento do linguajar característico que usaria nos sambas reveladores do cotidiano da vida paulistana dos anos 50, cosmopolita, acolhedora de imigrantes europeus e retirantes nordestinos, de dialeto próprio. A essa altura, associado aos Demônios da Garoa, faz o Brasil inteiro cantar a linguagem arrevesada dos botequins paulistanos e projeta Saudosa Maloca, Tiro ao Álvaro e Bom dia Tristeza entre os clássicos que marcaram a história da música popular brasileira.

Feito para concorrer ao concurso do carnaval do IV Centenário do Rio, Trem das Onze é considerado o maior sucesso de Adoniram. E até hoje, quem experimentar cantar os versos desse samba num bar, certamente não ficará sem resposta e sem coro:

"Nâo posso ficar nem mais um minuto com você
Sinto muito, amor, mas não pode ser
Moro em Jaçanã
Se eu perder este trem que sai agora as onze horas
Só amanhã de manhã
"  
(http://www.jblog.com.br/) 

SINOPSE:
Adoniran Barbosa
 JOÃO RUBINATO
Nascimento: 06/08/1910, Valinhos, São Paulo, Brasil
Filiação: Ferdinando Rubinato e Emma
Casamento: Olga Rodrigues (1936 a 1937, divórico): filha Maria Helena; Matilde (1949 a 23/11/1982, sua morte)
Falecimento: 23/11/1982, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Insuficiência cardíaca (agravada por enfisema pulmonar)
Músico, cantor, compositor, humorista e ator; começa em programas de rádio e adota o nome artístico em 1933; autor de sucessos como "Saudosa Maloca" (1951), "Joga a Chave" (1952), "Tiro ao Álvaro" (1960), etc; deixa mais de 90 músicas inéditas. 
NOTA:
Helena Macuco MoscaHELENA MACUCO MOSCA FEZ O SEGUINTE COMENTÁRIO EM 2013: - O "Trem das Onze" do querido ADONIRAN BARBOSA fez sucesso no Rio de Janeiro, sendo até premiado por aquela prefeitura Prefeitura! Uma honra para os paulistas! hel mac mos
-------------------------------------------------------------------------

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 23/11/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas 

 

 

SEGUNDA, 23 DE NOVEMBRO


DONA MARIA, da antiga Chan Kome
----------------------------------------------------------------------



ANIVERSARIANTES 23/11 - (menos famosos):

www.projetovip.net
HÁ 156 ANOS NASCIA BILLY, THE KID  
Billy, The Kid
WILLIAM HENRY MCCARTY JR
Nascimento: 23/11/1859, New York, New York, Estados Unidos
Filiação: Catherine; tem um irmão
Falecimento: 14/07/1881, Fort Summer, Estados Unidos
Causa: Assassinado em emboscada do Xerife de New Mexico, Pat Garrett
Pistoleiro; órfão de pai cedo, muda-se com a família para Indiana e depois para Wichita (Kansas), Santa Fé e Silver City (New Mexico), onde fica órfão também da mãe (1873); preso por furtar roupas de uma lavanderia, foge para o deserto americano, passando a roubar cavalos; primeiro assassinato: um ferreiro, no Arizona (1877); popular entre as mulheres de New Mexico, trabalha na fazenda de John Tunstall, de quem se torna amigo e o vinga, ao ser assassinado, liderando seus "Vigilantes" na Batalha de Lincoln (1878); com seu bando, envolve-se em dezenas de tiroteios e mais de 20 homicídios e torna-se uma lenda do Velho Oeste, do sudoeste norte-americano ao norte do México; condenado à forca, consegue fugir.
..........................................................................................
HÁ 128 ANOS NASCIA BÓRIS KARLOFF
Boris Karloff
WILLIAM HENRY PRATT
Nascimento: 23/11/1887, Camberwell, Londres, Inglaterra
Filiação: Edward John Pratt e Eliza Sarah Millard
Casamento: Grace Harding (23/02/1910 a 08/01/1913, divórcio); Olive de Wilton (1915, divórcio); Montana Laurena Williams (1920, divórcio); Helene Vivian Soule (03/02/1924 a 1928, divórcio); Dorothy Stine (1928 a 1946, divórcio): filha Sarah; Evelyn Hope Helmore (11/04/1946 a 02/02/1969, sua morte)
Falecimento: 02/02/1969, Midhurst, Sussex, Inglaterra
Causa: Enfisema
Ator cinematográfico (estréia em "The Lightning Raider", 1919) e de TV (estréia no seriado "The Ford Theatre Hour", 1949); destaca-se em filmes de terror como "Frankenstein" (1931), "Scarface" (1932), "The Mummy" (1932), etc.

..........................................................................................


HÁ 116 ANOS NASCIA MESTRE BIMBA
Mestre Bimba
MANOEL DOS REIS MACHADO
Nascimento: 23/11/1899, Engenho Velho, Freguesia de Brotas, Salvador, Bahia, Brasil
Filiação: Luis Cândido Machado (campeão de Batuque) e Maria Martinha do Bonfim
Falecimento: 05/02/1974, Goiânia, Goiás, Brasil
Causa: Derrame cerebral
Capoeirista de Angola, inicia-se no Bairro da Liberdade, com o Mestre africano Bentinho; cria a Capoeira Regional baseada em 52 golpes; funda sua academia (1932).

..........................................................................................

HÁ 82 ANOS NASCIA JOÃOZINHO TRINTA
Joãozinho Trinta
JOÃO CLEMENTE JORGE TRINTA
Nascimento: 23/11/1933, São Luís, Maranhão, Brasil
Falecimento: 17/12/2011, 09:55 h, Hospital UDI (internado desde 03/12/2011, com pneumonia e infecção urinária), São Luís, Maranhão, Brasil
Causa: Choque séptico (infecção generalizada)
Artista plástico e carnavalesco; trabalha como escriturário até se radicar no Rio de Janeiro (1951), onde faz dança clássica no Teatro Municipal; impedido de ser bailarino pela pouca estatura, monta peças como "O Guarani" (de Carlos Gomes), "Aida" (de Giuseppe Verdi), etc; começa a carreira de carnavalesco como assistente de Fernando Pamplona e Arlindo Rodrigues na Escola de Samba Acadêmicos do SALGUEIRO/RJ, sendo Campeão em 1965, 1969 e 1971 e como titular (1973) em 1974 e 1975 (com os enredos "O Rei da França na Ilha da Assombração" e "O Segredo das Minas do Rei Salomão"); transfere-se para a BEIJA-FLOR de Nilópolis, sendo Campeão em 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983; tem seu trabalho "Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia" censurado pela Igreja Católica, que consegue impedir a mostra do Cristo vestido de mendigo (1989); apesar de sofrer uma isquemia, vai para a Unidos do VIRADOURO, de Niterói, sendo Campeão com o enredo "Trevas! Luz! A Explosão do Universo" (1997); tido como o "Rei do Luxo", é o carnavalesco mais vitorioso (12 títulos) e sofre 3 AVCs (Acidente Vascular Celebral): 2004, 2006 e em 11/07/2006 (fica internado até 19/10/2006); último trabalho: "Singrando em Mares Bravios... e Construindo o Futuro" (2005, pela VILA ISABEL, no Rio de Janeiro); recolhendo-se para sua cidade, atua em projetos da Secretaria de Cultura do Estado.
"Pobre gosta de luxo. Quem gosta de pobreza é intelectual"



..........................................................................................


ELIZABETH SAVALLA FAZ 61 ANOS
Elizabeth
Savalla
ELIZABETH SAVALLA CASQUEL
Nascimento: 23/11/1954, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Marcelo Picchi (1975, divórcio): filhos Thiago (05/1976), Diogo (08/1977) e os gêmeos Ciro e Tadeu (1979); Camilo Áttila
Atriz de TV (estréia em "Gabriela" (1975), teatro e cinema (estréia em "Pra Frente, Brasil" (1982); destaca-se em novelas da Rede Globo como "Plumas & Paetês" (1980), "Quatro por Quatro" (1994 a 1995), "Chocolate com Pimenta" (2003 a 2004), etc; APCA (Associação de Críticos de Arte de São Paulo) de Revelação por "Gabriela" (1975). 



..........................................................................................



 ANDRÉ DE BIASE FAZ 59 ANOS
André De Biase

ANDRÉ REZENDE DE BIASE

Nascimento: 23/11/1956, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Ator de cinema (estréia em "Nos Embalos de Ipanema", 1978), teatro e TV (estréia em "Os Adolescentes", 1981); destaca-se em filmes como "A Mulher Sensual" (1981), "Menino do Rio" (1982), "Gatão de Meia Idade" (2006), etc. e em novelas da Rede Globo). 




..........................................................................................





CARLINHOS BROWN FAZ 53 ANOS
Carlinhos Brown
ANTONIO CARLOS SANTOS DE FREITAS
Nascimento: 23/11/1962, Salvador, Bahia, Brasil
Filiação: Renato e Madalena
Casamento: Raquel Machado (divórcio): filha Nina; Helena Buarque de Hollanda: filhos Francisco (24/08/1996), Clara (23/11/1998), Cecília (25/12/2006) e Leila (22/10/2009)
Músico (percurssionista), cantor e compositor popular e produtor musical; começa na música através do Mestre Pintado do Bongô (Osvaldo Alves da Silva); toca na banda de "rock" MAR REVOLTO (1979) e na banda ACORDES VERDES (1984); divulgador das coisas da Bahia, é o criador do samba-reggae; acompanha Caetano Veloso (1989) e projeta-se internacionalmente como líder do grupo de percussão TIMBALADA (anos 1990); segue carreira solo com o disco "Alfagamabetizado" (1996); autor de sucessos como "Meia Lua Inteira", "Visão de Cíclope" (sua primeira composição), "Remexer", etc; o nome é em homenagem a James Brown (ídolo da "soul music" dos anos 1970).
...................................................................................................
FERNANDA GENTIL FAZ 29 ANOS
Fernanda Gentil
 FERNANDA MACHADO SOARES GENTIL
Nascimento: 23/11/1986, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Maurício Gentil e Marta Machado
Casamento: Matheus Braga
Jornalista, repórter e apresentadora esportiva; começa como repórter e apresentadora da TV ESPORTE INTERATIVO e passa para o SPORTV (GLOBOSAT) e Rede GLOBO, apresentando o quadro "Placar da Rodada" do "Jornal da Globo" e o programa "Glbo Esporte"; cobre Olimpíadas e Copa das Confederações (2014) e apresenta o programa "Rumo à Copa" (2014, com Cristiane Dias).


..........................................................................................


MILEY CYRUS FAZ 23 ANOS
Miley Cyrus
DESTINY HOPE CYRUS
Nascimento: 23/11/1992, Franklin, Tennessee, Estados Unidos
Filiação: Billy Ray Cyrus (cantor "country") e Leticia; tem 5 irmãos: Trace (vocalista "pop"), Brandi, Christopher, Noah e Braison Chance
Musicista (violonista e pianista), compositora e cantora "pop" e atriz de TV (estréia em "Doc", 2001) e cinema (estréia em "Big Fish", 2003); destaca-se em filmes como "That's So Suite Life of Hannah Montana" (2007), "Hannah Montana: The Movie" (2009), "The Last Song" (2010), etc. e seriados de TV como "Disney 365" (2006), "The Emperor's New School" (2007), "The Suite Life on Deck" (2009), etc; primeiro álbum: "Meet Miley Cyrus" (2007); destsaca-se com canções como "As I Am", "Nobody's Perfect", "Right Here", etc; sucesso com a personagem HANNAH MONTANA no seriado homônimo (92 episódios, 2006 a 2010); indicada ao GOLDEN GLOBE de Canção por "Bolt" (2008); uma das 100 Celebridades Mais Bem Pagos (revista "Time", 2008).
 
-------------------------------------------------


Que o Senhor do Universo a todos Ilumine!
         DOMÊNICO.
Salmo 100:4 - Deus tem visto suas lutas. Deus diz que elas estão chegando ao fim. Uma bênção está vindo em sua direção. Acredite!
“Coragem para as coisas que podem ser mudadas, serenidade para as que não podem e sabedoria para distinguir uma coisa da outra" 
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE

  DOMÊNICO DE MONGAGUÁ, em memória





 




 online: www.radiomongaguafm.com.br,



NOSSA PÁGINA: MONGAGUÁ FM 92.5 - A NOSSA RÁDIO


                        postado por: 
                                                         Vanisa Razuk

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário