>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

15/10/2015 - quinta-feira - DIA NACIONAL DO PROFESSOR EM HOMENAGEM À SANTA TEREZA DE ÁVILA... E+

15/10/2015 - quinta-feira  
Dia Nacional do Professor – No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.


Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. (http://bahlaiuhdagata.blogspot.com)
DIA DO PROFESSOR – O professor é um profissional fundamental para o desenvolvimento de uma nação - Faça uma homenagem ao seus professores(as) Está sem idéias? Leve um pequeno bolo ou pacote de biscoitos para ele com esta receita:
Receita do Bom Professor:
2 xícaras de sabedoria
1xícara de paciência
1/2 xícara de criatividade
1 colher de sopa de alegria
1 pitada de coragem. - Junte todos os ingredientes, acrescentando muito amor. (Fonte: ufmbb.org.br)

DIA DO MESTRE - NORMALISTA. NORMALISTA (Benedito Lacerda e David Nasser) Vestida de azul e branco
Trazendo um sorriso franco
Num rostinho encantador
Minha linda normalista
Rapidamente conquista
Meu coração sem amor...

DIA DE SANTA TEREZA DE ÁVILA - Santa Teresa de Ávila ou Santa Teresa de Jesus  foi uma religiosa e escritora espanhola, famosa pela reforma que realizou no Carmelo e por suas obras místicas. (leia mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teresa_de_%C3%81vila
15 de outubro foi escolhido originalmente por ser a data evocatória de Santa Tereza d’Ávila. A santa, nascida em Ávila, na Espanha, e falecida em 1582, foi associada aos docentes por serem em sua maioria mulheres (e católicas). Além disso, Tereza d’Ávila também era conhecida pela notável inteligência, comparada, em seu tempo, a dos doutores da Igreja, e reconhecida por títulos religiosos e como “Padroeira dos Professores”.

Dia da Educação Nacional - comemorado em louvor a Santa Teresa de Jesus D'Avila, que é tida como padroeira dos educadores.  


Dia do Educador Ambiental - O Educador Ambiental atua diretamente com crianças, empresas e comunidade, no sentido de conscientizá-las da necessidade de uma mudança correta de atitudes.  

.........................................................................................................................
Dia Nacional Batista de Oração pelo Brasil - Um dos principais anseios dos batistas brasileiros é o de ver o Brasil se tornar um país mais próspero, justo e feliz.
Pensando nisto, a CBB - Convenção Batista Brasileira acaba de lançar o Dia Nacional Batista de Oração pelo Brasil.
A proposta é que no dia 15 de outubro cada batista brasileiro separe um tempo específico para interceder, sozinho ou em grupo, pelo país. (http://www.batistas.com/)

.........................................................................................................................
Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day)_– Instituído pela ONU a partir do ‘Ano do Saneamento”, em 2008. O  simples  gesto  de  lavar  as  mãos  pode  salvar a vida de um milhão de crianças  por  ano,  no  mundo.  A lavagem das mãos com sabão é o meio mais eficaz  e  barato  de  prevenir  mortes por diarréia e reduzir os riscos de cólera,  hepatite, gastrenterites, outras infecções intestinais, gripe e de pneumonia. 


.........................................................................................................................
Dia Mundial da Bengala Branca - (World White Cane Safety Day) - para chamar a atenção sobre um dos instrumentos mais utilizados como acessório na locomoção dos cegos.  

.........................................................................................................................
COISAS DE NORTE-AMERICANOS
Dia de Resmungar ou "Grouch Day" - comemoração de norte-americanos.  


.........................................................................................................................
DIA DO CONSUMO CONSCIENTE - para estimular o consumo consciente, o Ministério do Meio Ambiente anunciou: 15 de outubro é o Dia do Consumo Consciente.

.........................................................................................................................
ACONTECEU NA HISTÓRIA:
15/10/1864 – A Princesa isabel se casa com o conde D´Eu.
 ----------------------------------------
15/10/1983 – NELSON PIQUET é bicampeão mundial de Fórmula 1, repetindo a façanha obtida por Emerson Fittipaldi em 1974
  
-----------------------------------------------------------------------------------------------------




15/10/1582 – marca a data do 1º dia do calendário gregoriano, que foi introduzido pelo Papa Gregório XIII em 1582, o que fez com que, oficialmente, os dias de 5 a 14 de Outubro deixassem de existir.

...........................................................................................................

PESSOAS QUE FIZERAM A HISTÓRIA E MORRERAM NESTA DATA DE 15 DE OUTUBRO 

Mata Hari
Nome completo Margaretha Gertruida Zelle
Nascimento 7 de agosto de 1876
Leeuwarden
Morte 15 de outubro de 1917 (41 anos)
Vincennes
Nacionalidade  Países Baixos
Cônjuge Rudolf John MacLeod (1895-1902)
Filho(s) Norman-John (1897-1899)
Jeanne-Louise (1898-1919)
Ocupação Dançarina e cortesã


---------------------------------------------------------------------------------------


LEMBRANDO JAIR AMORIM
Jair Amorim
 JAIR PEDRINHA DE CARVALHO AMORIM
Nascimento: 18/07/1915, Santa Leopoldina, Espírito Santo, Brasil
Falecimento: 15/10/1993, São José dos Campos, São Paulo, Brasil
Jornalista, letrista (estréia escrevendo para blocos) e compositor, começa no jornal "Diário da Manhã" (Vitória); dirige a Rádio Clube (1940); radicado no Rio de Janeiro (1941), é cronista de revistas como "Carioca", "Vamos Ler", etc; primeira letra gravada: "Maria Elena" (versão, cantada por Arnaldo Amaral); autor de sucessos como "Bem Sei" (1942), "Alguém Me Disse", "Que Queres Tu de Mim?" (1964), etc; atua nas rádios Mundial e Mayrink Veiga (1948 a 1952).
..........................................................

LEMBRANDO COLE PORTER
Cole Porter
 COLE ALBERT PORTER
Nascimento: 09/06/1891, Peru, Indiana, Estados Unidos
Filiação: Sam Cole Porter e Kate - família rica
Casamento: Linda Lee Thomas 19/12/1919 a 20/05/1954, viúvo); homossexual, mantém o casamento de conveniência por 34 anos, mas nunca deixa de se relacionar com homens: Boris Kochno, Howard Sturges, Ed Tauch, Nelson Barclift, John Wilson, Ray Kelly, etc.
Falecimento: 15/10/1964, Santa Monica, California, Estados Unidos
Causa: Falência renal
Músico e compositor 'pop'; começa a aprender violino (1897) e piano (1899); primeira opereta (1901, com o auxília da mae); estuda na Academia de Worcester (1905), na Universidade de Yale (1909) e na Faculdade de Direito de Harvard (1913 a 1914); compõe os hinos dos times de futebol americano BULLDOG BULLDOG e BINGO ELI YALE e a primeira canção para a Broadway: "Esmeralda" (1915); viaja por toda a Europa e torna-se um dos membros da chamada "Geração Perdida", durante a I Guerra Mundial; destaca-se pelas letras sofisticadas e às vezes vulgares e pelos ritmos de formas complexas; autor de comédias musicais como "Kiss Me, kate", "Fifty Million Frenchmen", "Night and Day", etc; quebra as pernas num acidente com cavalo (1937), passando a ter dores constantes pelo resto da vida e depressão; é uma das primeiras pessoas tratadas com eletrochoque e coloca uma prótese na perna direita (1958).
Cole Porter
Coleporter.jpg
Cole Porter, Compositor e músico
Informação geral
Nome completo Cole Albert Porter
Nascimento 9 de junho de 1891
Peru (Indiana)
Origem  Estados Unidos
Data de morte 15 de outubro de 1964 (73 anos)
Santa Mônica (Califórnia)

..........................................................
LEMBRANDO TIÃO CARREIRO
Tião Carreiro
JOSÉ DIAS NUNES
Nascimento: 13/12/1934, Monte Azul, Montes Claros, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Orcissio Dias Nunes e Júlia Alves das Neves
Casamento: Nair Avanço (1953); filha: Alex Marli Dias

Falecimento: 15/10/1993, São Paulo, Brasil
Causa: Diabetes
Músico, cantor e compositor sertanejo, grava 27 discos 78 rpm e 41 LPs; primeira gravação: 11/1956 em 78 rpm; faz dupla com Carreirinha e com Pardinho (com quem o ritmo Pagode de Viola).  
Criado numa fazenda nos arredores de Araçatuba, Interior do estado de São Paulo, começou a tocar violão ainda pequeno, com 8 anos de idade, quando também já cuidava do arado e dos afazeres na roça.
Aprendeu a tocar viola caipira na adolescência, praticamente sozinho, sem nunca ter tido um professor.
Alcançou sucesso ao formar dupla com Pardinho, e foi o inventor do pagode de viola — não se confunda com o pagode do samba — mas hoje em dia, esse termo é muito conhecido entre os violeiros. Dentre os maiores sucessos de Tião Carreiro temos: Pagode em Brasília, que foi o primeiro pagode, criado juntamente com Teddy Vieira e Lourival dos Santos, em 1959, Boi Soberano, Filhinho de Papai, Cochilou Cachimbo Cai entre outros. A discografia de Tião Carreiro soma mais de 45 discos, tornando-se hoje em dia considerada "Cult" pelo admiradores de  música sertaneja, é encontrada facilmente em qualquer loja de discos do Brasil.
Tião ficou doente ainda no auge de sua carreira, com diabetes. Veio a falecer no dia 15 de outubro de 1993 em São Paulo.
--------------------------------------------------------------------------------------- 

--------------------------------------------------------------------------------------



PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 15/10/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas 

QUINTA, 15 DE OUTUBRO

Fazendo 36 anos

Fazendo 43 anos

Fazendo 47 anos

Fazendo 49 anos

Fazendo 34 anos

Fazendo 50 anos

Fazendo 49 anos

Fazendo 49 anos



-----------------------------------------------------------


Aniversariantes 15/10 (menos famosos).  
www.projetovip.net   
  NIETZCHE
Nietzsche
FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE
Nascimento: 15/10/1844, Röcken, perto de Leipzig, Alemanha
Filiação: Karl Ludwig
Falecimento: 25/08/1900, Weimar, Império Alemão (atual Alemanha)
Causa: Demência fronto-temporal (devido a neurossífilis que lhe provocou uma paralisia progressiva)
Teólogo e filósofo crítico; escritor, nega a moral e a metafísica
Últimas palavras: "Se realmente existe um Deus vivo, sou o mais miserável dos homens"
"O que não provoca minha morte, faz com que eu fique mais forte."

.....................................................................
HÉLIO BELTRÃO
Hélio Beltrão
HÉLIO MARCOS PENA BELTRÃO
Nascimento: 15/10/1916, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Heitor da Nóbrega Beltrão e Christiana Penna
Casamento: Maria da Conceição de Moraes Coutinho (até 26/10/1997, sua morte): filhos Cristiane, Maria Beltrão (jornalista) e Hélio Beltrão Filho (executivo)
Falecimento: 26/10/1997, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Economista e administrador; formado na Faculdade Nacional de Direito (1933 a 1937), trabalha no IAPI (Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários); Ministro do Planejamento do Presidente Costa e Silva e da Junta Militar (1967 a 1969) e Ministro da Desburocratização (1979 a 1983) e da Previdência Social (1982 a 1983) do Presidente Figueiredo; Presidente da PETROBRAS (1985 a 1986), é um dos maiores acionistas do GRUPO ULTRA.

...............................................................

FLÁVIO MIGLIACCIO FAZ 81 ANOS
Flávio Migliaccio
FLÁVIO MIGLIACCIO

Nascimento: 15/10/1934, São Paulo, São Paulo, Brasil

Ator de teatro (estréia em "Eles não Usam Blacktie", 1955), cinema (estréia em "O Grande Momento", 1958) e TV, destaca-se em telenovelas e programas humorísticos da Rede Globo (1972).



.........................................................

ARLETE MONTENEGRO FAZ 77 ANOS
Arlete Montenegro
ARLETE BIANCO APOLINÁRIO
Nascimento: 15/10/1938, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Luiza
Casamento: um filho
Dubladora e atriz de TV (estréia em "Vôo 509", 1956) e cinema (estréia em "O Conto do Vigário", 1976); destaca-se em como "Palácio de Vênus" (1980), "O Sexo Nosso de Cada Dia" (1981), "Tudo na Cama" (1983), etc. e em seriados de TV como "Papai Coração" (1976), "Cara e Coroa" (1995), "Páginas da Vida" (2006), etc.


....................................................................

BIAFRA FAZ 58 ANOS
Biafra
MAURÍCIO PINHEIRO REIS
 Nascimento: 15/10/1957, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil

Músico (flautista), cantor e compositor popular, começa participando de corais; primeiro LP: "Primeira Nuvem" (1979); autor de sucessos como "Helena", "Barcos e Navios", "Leão Ferido", etc, faz sucesso no final dos anos 1970 e início dos 1980; grava 14 discos (até à década de 1990).  

..................................................................................................

DENISE FRAGA FAZ 50 ANOS

Denise Fraga

DENISE RODRIGUES FRAGA VILLAÇA
Nascimento: 15/10/1965, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Atriz comediante cinematográfica (estréia em "O Efeito Ilha", 1994), de teatro e TV, destaca-se na Rede Globo; Melhor Atriz no Festival de Brasília por "Felicidade É..." (1995); Kikito de Ouro de Atriz em Gramado e Melhor Atriz no Festival de Havana (Cuba) e no Grande Prêmio Cinema Brasil, os três por "Por Detrás do Pano" (1999).

Denise Fraga

  • Nome completo Denise Rodrigues Fraga
  • Idade 50 anos
  • Data de nascimento 15/10/1965
  • Signo Libra






.........................................................


 BIANCA RINALDI FAZ 41 ANOS
Bianca Rinaldi
BIANCA DE CARVALHO E SILVA RINALDI
Nascimento: 15/10/1974, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Eduardo Menga (01/01/2002)
Atriz de TV (estréia como paquita no "Xou da Xuxa", 1986), teatro (estréia na peça "As Meninas", 1999) e cinema (estréia em "Didi Quer ser Criança", 2004); destaca-se em seriados de TV nas redes GLOBO, SBT e RECORD, como "Explode Coração" (1995), "Prova de Amor" (2005), "Caminhos do Coração" (2007), etc.



......................................................................................................

Rodrigo Lombardi

  • Nome completo Rodrigo Lombardi
  • Idade 39 anos
  • Data de nascimento 15/10/1976
  • Signo Libra
  • Twitter @rolombardi

Rodrigo Lombardi
                                                       Rodrigo Lombardi em 2013
 
  -------------------------------------------------------------------------
--



Bruno Senna

  • Nome completo Bruno Senna Lalli
  • Idade 30 anos
  • Data de nascimento 15/10/1985
  • Signo Libra
  • Twitter @BSenna
.........................................................
POSTADO EM 2011 POR DOMÊNICO DE MONGAGUÁ
Na data de hoje, nossa sincera homenagem a todos os professores e professoras, educadores de Mongaguá, incansáveis defensores de nossa educação e cultura.
Domênico de Mongaguá
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"
DOMÊNICO E PROFESSORES, 15/10/2011 - FOTO: JONAS DE MORAES
Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO DE MONGAGUÁ, em memória










 



 online: 





NOSSA PÁGINA: MONGAGUÁ FM 92.5 - A NOSSA RÁDIO



                                             postado por: 
                                            Vanisa Razuk

Um comentário:

  1. AO "DIA NACIONAL DO PROFESSOR" 15.OUT.1827! RÁDIO MONGAGUÁ FM 92,5Mhz, PODEROSO E AMIGO BLOGSPOT! GRATOS! DAMA AMIGA *VANISA RAZUK* PRESIDENTA EDUCADORA TAMBÉM; SAUDOSO IDEALISTA DOM *DOMÊNICO DE MONGAGUÁ*, HOMEM DO MEIO AMBIENTE EDUCADOR DESTA CITY; PROGRAMADOR, APRESENTADOR, EDUCADOR, LOCUTOR *SÉRGIO RODRIGGUEZ*; HOMEM DO ROCK PESADO E DOS ESPORTES, TAMBÉM EDUCADOR, *JOKA KORTENHAUS*! ... SE HÁ HOJE 15.OUT.2015 (1827) "DIA DA *SANTA TERESA DE ÁVILA*" EDUCADORA, INSPIRANDO *DOM PEDRO I, NOSSO REI DE ENTÃO, À DECRERTAR O ESTABELECIMENTO DA "EDUCAÇÃO ELEMENTAR" NO BRASIL! ... SABEMOS O QUÃO ENORME É NOSSO PAÍS! ... QUASE CONTINENTAL! ... NAQUELE TEMPO SERIA MESMO QUASE IMPOSSÍVEL PROMOVER ESTE SONHO DE TODOS OS BRASUCAS DO MUNDO! 'COMO DIZIA MIO NONO ITALIANO: - "PIANO! PIANO! SI VÁ LONTANO'! ... PODE O UNIVERSO TERRESTRE ESPERAR! ... O BRASIL VEM CHEGANDO! ... TODOS NOS SOMOS, DE ALGUMA FORMA, PARABENIZADOS PELO MUNDO VIRTUAL! ... DIVULGAMOS AS NOVIDADES QUE SÓ OS TAMBORES E CORNETAS DIRIAM! ... DESDE O "CÓDIGO MORSE" DO 'TELÉGRAFO' E A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO! ... ANTES SÓ POR CARTA QUE LEVAVA MESES PARA CHEGAR AO DESTINO! ... BLÁ-BLÁ-BLÁ! QUE TODOS JÁ SABEM! SABEMOS! QUE *CRISTO*, POR *MATEUS 22:39* CONSIGA LEVAR AO MUNDO TODO O SABER, PRINCIPALMENTE, TODOS NÓS, EM ALGUM MOMENTO DE ALGUMA FORMA, PROFESSORES! .... GRAÇAS AO ALCANCE DA INTERNET E DAS REDES SOCIAIS! ... "AMEMOS NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS PRÓPRIOS"! .... ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTE EDUCAÇÃO INTEGRAL INTEGRADA EM PERÍODO INTEGRAL! 20:14h 5ª.-H, 15.10.2015 ... "ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE" E "CONSELHOS.TUTELARES" NAS "ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS!" ... "TEMOS ORGULHO DE SER DE FAMÍLIA DE OPERÁRIOS DO ENSINO"! FOMOS, SOMOS E SEREMOS SEMPRE PROFESSORES"! ANTES.QUE.SEJA.TARDE.DEMAIS! "DE:.~~~~~**|**_**|**.MONGAGUÁ:.DE.VERDE.E.MAR.**|**_**|**~~~~~

    ResponderExcluir