>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 22 de setembro de 2015

23/09/2015 - quarta-feira - ESTÃO VOLTANDO AS FLORES, VIVA A PRIMAVERA!... e+

23/09/2015 - quarta-feira


CHEGOU A PRIMAVERA – A ESTAÇÃO DAS FLORES -
A Primavera este ano inicia precisamente nesta quarta, 23 de setembro, as  5h20m e termina em 22 de dezembro de 2015. 
Com a chegada da nova estação, há uma mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Os dias são mais compridos e a luminosidade é muito maior. Todas estas mudanças climáticas afetam também a vida de todos os seres na terra. È nesta época que a maioria das espécies procriam. As flores, especialmente as flores, se fazem presentes neste período. Desabrocham, crescem, enfeitam e perfumam tudo a nossa volta.
O termo primavera originou-se do latim, através da junção das palavras primo e vere que significam “no começo do verão”.  A distribuição das estações do ano é ocasionada devido ao eixo de rotação da Terra, que se inclina em relação ao sol. O Brasil é um país que contém uma das maiores diversidades das espécies vegetais e animais do planeta.
É a mais linda das estações, pois é nela que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas e com isso, nos presenteia com flores perfumadas e coloridas.
Dentre as flores mais comuns da primavera, podemos encontrar rosas, margaridas, jasmins, hortênsias, hibiscos, gerânios, violetas, narcisos, orquídeas, dentre tantas outras.
É época de renascer, de reviver , renovar, de colorir e de perfumar.

...............................


Dia da Revegetação - comemorado no Estado de São Paulo, conforme Lei  de 1997.
DOMÊNICO DE MONGAGUÁ, em memória
(fotos de Jonas de Moraes: plantio de árvores em Mongaguá)

...............................




Início do signo de LIBRA – Libra: O dom do Amor - O signo de LIBRA este ano inicia precisamente na quarta-feira, 23 de setembro, as 5h20m.  
LIBRA, o amante da beleza - Libra é um signo mental, estético, artístico, harmônico e equilibrado. Está entre os signos mais civilizados do zodíaco. Tem encanto, elegância, bom gosto, são amáveis e pacíficos. Gostam da beleza e da harmonia, e são capazes de serem imparciais ante os conflitos. Não obstante, uma vez que chegam a uma opinião sobre algo, não gostam de serem contrariados. Não suportam as brigas e a crueldade e são muito diplomáticos ante os conflitos. Costumam procurar o equilíbrio ante uma situação problemática. Sabem valorizar o esforço dos demais e gostam de viver e trabalhar em equipe. 
Em conformidade com Vênus, seu planeta regente, a personalidade Libra desenvolve um senso estético refinado (são ótimos decoradores inclusive), e frequentemente cultivam um comportamento de requintada educação.
--------------------------------------------------------------------------

Dia do SORVETE - Data instituída pela Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete,  comemorada justamente para marcar o início das temperaturas mais quentes do ano no país, época em que normalmente se acentua o consumo de sorvetes no Brasil, país que, embora seja tropical, ainda mantém a tradição de consumo de sorvete somente no verão, ao contrário dos países nórdicos, por exemplo. Enquanto eles consomem aproximadamente 20 litros por pessoa/ano, nós consumimos míseros 3,5 litros.
---------------------------------------------------------------------------



Dia da Arte de Ikebana - com o fim de difundir e celebrar a cultura dos arranjos florais como elementos de harmonização e embelezamento dos ambientes e da convivência, que está relacionada com essa arte japonesa tradicional de arranjos naturais de flores conservados em água, também conhecida como "Kado" que significa "a via das flores" em japonês que, originalmente, ornamentava os altares domésticos no Japão.
---------------------------------------------------------------------------
 

Dia de Celebrar a Bissexualidade ou Celebrate Bisexuality Day – comemorado em vários países, também conhecido como Dia do Orgulho de ser Bissexual ou Bisexual Pride Day, data festejada desde  1999 por membros da comunidade bissexual e seus aliados, na Austrália, Ásia, Canadá, Europa, Nova Zelândia e Estados Unidos da América, a partir da iniciativa dos ativistas norte-americanos dos direitos bissexuais, Gigi Raven Wilbur, Michael Page e Wendy Curry.
Michael Page também foi o responsável pela idealização da Bandeira do Orgulho Bissexual, lançada em 1998 e com toda uma teoria por trás: a faixa rosa corresponde a 40% da bandeira e representa a atração por pessoas do mesmo sexo, a faixa azul também preenche 40% da bandeira e representa a atração pelo sexo oposto e as duas cores quando sobrepostas, formam um leve tom de roxo que ocupa 20% da bandeira e simboliza a atração por ambos os sexos.


---------------------------------------------------------------------------
 
Dia do Soldador - O soldador é o profissional responsável, como o próprio nome diz, por soldas. Para desempenhar a função, uma das principais características necessárias é a delicadeza, já que o trabalho é minucioso e exige muita paciência – tanto que já existem muitas mulheres atuando como soldadoras.
---------------------------------------------------------------------------

 
Dia de Combate ao Stress - Com o fim de alertar sobre esse "mal" que pode causar sinais de cansaço, dor na coluna, dor de cabeça, sentimento de medo e agressividade constantes, diminuição da produtividade e eficiência, perda de memória, aceleração do batimento cardíaco, irritação, entre outros. 
---------------------------------------------------------------------------

Dia Mundial do Orgulho Pagão ou "World Pagan Pride Day" - celebração daqueles que vêem a religião numa perspectiva pagã ou não-monoteísta, surgida a partir da iniciativa de Cecylyna Dewr e Dagonet Dewr na Liga Pagã de Esclarecimento ou "Pagan League Clarification", que também pode ser comemorada com a demonstração do orgulho de "ser pagão", a patir do uso de uma fitinha violeta amarrada no braço, na bolsa, no cabelo, ou qualquer outra parte do corpo. www.olocutor.com


---------------------------------------------------------------------------

Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito - comemorado por brasileiros, para marcar a data da Lei nº 9.503 de 23 de setembro de 1997,  que então instituiu o "Código de Trânsito Brasileiro" e criou a profissão dos Agentes da Autoridade de Trânsito no Brasil. www.olocutor.com
(foto: Agentes de Mongaguá, no Dia da Árvore).

---------------------------------------------------------------------------
Dia Estadual do Técnico Industrial - para marcar a data da criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para os brasileiros, então composta por 19 escolas de aprendizes e artífices, que foi instituída no Brasil pelo Decreto Nº 7.566 de 23 de setembro de 1909, e que daria origem às escolas técnicas e agrotécnicas federais e aos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica no país.

--------------------------------------------------------------------------- 
HOMENAGEANDO PESSOAS QUE FIZERAM NOSSA HISTÓRIA: 
 23 de setembro de 1939 – Morre Freud, o pai da Psicanálise
Aos 83 anos de idade, morreu Sigmund Freud, num hospital de Londres, capital do Reino Unido. Acredita-se que o pai da psicanálise tenha falecido devido a uma dose excessiva de morfina, utilizada para amenizar dores na garganta, originadas de um câncer na mandíbula. No fim da vida, um dos maiores gênios do século XX se submeteu a mais de trinta cirurgias, no intuito de eliminar a doença que, na época, não tinha cura ou tratamento eficaz.

Filho de judeus, Freud nasceu na Morávia, território pertencente ao antigo Império Austro-húngaro. Aos quatro anos de idade, por motivos financeiros, sua família se mudou para Viena, onde o pensador passou a maior parte de sua vida, desenvolvendo seu trabalho que revolucionaria os estudos da mente e comportamento humanos, ao longo do novecentos. Em 1938, velho e perseguido pelo nazismo, foi obrigado a exilar-se em Londres para escapar da polícia do regime, a qual levara seus quatro irmãos à morte no campos de concentração de Auschwitz.

Durante os longos anos em que viveu na Áustria, o médico fisiologista e neurologista se dedicou principalmente ao estudo da mente humana, elaborando o conceito do inconsciente, base da teoria psicanalítica. Seus estudos começaram ao analisar pacientes com histeria, por meio do método da hipnose, que possibilitava o médico a ter acesso à memória reprimida do paciente, conseguindo, em muitos dos casos, encontrar as origens escusas da doença. Posteriormente, adotou a terapia baseada na interpretação dos sonhos e livre associação de idéias, como fontes dos desejos inconscientes.

Suas teorias foram controversas e muito polêmicas na Europa pré-Segunda Guerra. Na década de 60, no entanto, a psicanálise passou a ser difundida pelo mundo, ganhando status de ciência. Apesar de haverem inúmeras discussões acerca da comprovação científica da existência do ID, Ego e Superego, é inevitável afirmar que Freud elaborou um dos melhores modelos para explicar a mente humana até hoje.  (jblog.com)

Sigmund Freud
 SIGMUND FREUD
Nascimento: 06/05/1856, 18:30 h, Freiberg (atual Pribor), nordeste da Morávia, perto de Ostrau (atual República Tcheca)
Filiação: Jacob Freud (comerciante de lã) e Amalie Nathanson; tem 4 irmãs - Rosa, Dolfi, Paula e Marie - mortas em campos de concentração
Casamento: Martha Bernays (14/09/1886): filhos Mathilde (1887), Jean-Martin (1889), Olivier (1891) Ernst-Ludwig (1892), Sophie (1893) e Anna (1895, também psicanalista)
Falecimento: 23/09/1939, Maresfield Garden 20, Londres, Inglaterra
Causa: Câncer na mandíbula (depois de passar por 35 cirurgias)
Médico e psicanalista; começa seus estudos usando a hipnose para tratar histeria; por 2 vezes destrói seus escritos pessoais (em 1885 e 1907); judeu asquenaze, com o advento do Nazismo, foge para a ING (1938); pioneiro na pesquisa do inconsciente humano, é autor das teorias dos "mecanismos de defesa" e "repressão psicológica"; acredita que o desejo sexual é a energia primária da vida humana e que os sonhos e a livre associação são as fontes dos desejos inconscientes; por toda a vida tem problemas financeiros e trata sua dependência à morfina com cocaína; tido como "Pai da Psicanálise".
Últimas palavras: Isso é um absurdo! Isso é um absurdo!"
"Nunca fui capaz de responder à grande pergunta: o que uma mulher quer?".
----------------------------------------------------------------------------

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 23/09/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão Sertaneja ...

 

QUARTA, 23 DE SETEMBRO

Fazendo 25 anos

Fazendo 41 anos

Fazendo 18 anos

Fazendo 47 anos

Fazendo 36 anos

 

 

 

Fazendo 33 anos
-------------------------------------------------------------------------
Aniversariantes 23/09 (menos famosos).
www.projetovip.net   
HÁ 227 ANOS NASCIA BENTO GONÇALVES
Bento Gonçalves
BENTO GONÇALVES
Nascimento: 23/09/1788, Senhor do Bom Jesus do Triunfo, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Joaquim Gonçalves da Silva e Perpétua da Costa Meirelles
Casamento: Caetana Garcia (1814): 8 filhos
Falecimento: 18/07/1847, Pedras Brancas (atual Guaíba), Rio Grande do Sul, Brasil
Causa: Pleurisia
Militar, comanda a Revolução Farroupilha (1835 a 1845); maçom, torna-se Presidente da República do Rio Grande.
................................................ 
 

HÁ 148 ANOS NASCIA SUZANNE VALADON
Suzanne Valadon
MARIE-CLÉMENTINE VALADE
Nascimento: 23/09/1867, França
Casamento: Tem o filho Maurice Utrillo (pintor)
Falecimento: 07/04/1938, Paris, França
Modelo e pintora; garçonete dos cafés de Montmartre e acrobata de circo; modelo de Renoir, Puvis de Chavannes e Toulouse Lautrec; incentivada por Edgar Degas, inicia-se na pintura, pastel e desenho, torna-se a primeira mulher na Société Nationale des Beaux-Arts; pós-impressionista, as primeiras obras são de 1892.
Suas primeiras obras  datam de 1892 e 1893, destacando-se entre elas o retrato de ERIK SATIE, então seu amante.
                                           ERICK SATIE (QUADRO DE SUZANNE VALADON)
Foi mãe do pintor Maurice Utrillo, conhecido tanto pelo estilo poético de suas narrativas dos subúrbios de Montmartre quanto por sua conturbada biografia, desde cedo marcada pelo alcoolismo.


                       DANÇA  EM BOUGIVAL - QUADRO DE RENOIR
                       (modelo: SUZANNE VALADON)


................................................ 

HÁ 85 ANOS NASCIA RAY CHARLES
Ray Charles
RAY CHARLES ROBINSON
Nascimento: 23/09/1930, Albany, Georgia, Estados Unidos
Casamento: 11 filhos
Falecimento: 10/06/2004, 15:35 h, em sua casa, ao lado de amigos e familiares, Beverly Hills, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Complicações no fígado (doente há algum tempo em conseqüência de um problema no quadril que se agrava com outras infecções)
Cantor, compositor e músico (piano e sax) de "rhythm", "blues", "gospel", "swing" e "country"; cego aos 7 anos, autor de sucessos como "What'd I Say" e "Georgia on My Mind"; 12 GRAMMY.
................................................
 
HÁ 77 ANOS NASCIA ROMY SCHNEIDER
Romy Schneider
ROSEMARIE MAGDALENA ALBACH-RETTY
Nascimento: 23/09/1938, Viena, Áustria
Filiação: Wolf Albach-Retty e Magda Schneider
Casamento: Harry Meyen, cenógrafo alemão (15/07/1966 a 06/1975, divórcio): filho David Haubenstock; Daniel Biasini, seu secretário pessoal (18/12/1975 a 06/1981, divórcio): filha Sara-Magdalena; vive com o produtor francês Laurent Petain; antes de casar vive com o ator francês Alain Delon (1959 a 1964)
Falecimento: 29/05/1982, seu apartamento, Paris, França
Causa: Parada cardíaca (causada por dose de soníferos e álcool; dias antes submetera-se a uma operação para a retirada de um rim)
Atriz e "sex-symbol" cinematográfica (estréia em "Wenn der Weibe Flieder wieder Blüht" / "Quando Voltam a Florescer os Lilases", 1953); atua no cinema europeu (especialmente francês) e destaca-se em filmes como "Sissi" (1955), "Maedchen in Uniform" ("Senhoritas de Uniforme", 1958), "Boccaccio' 70" (1962), etc; último filme: "La Passante du Sans-Souci" (1982); indicada ao GOLDEN GLOBE de Atriz por "The Cardinal" (1963); CESAR de Atriz por "That Most Important Thing: Love" (1975) e "A Simple Story" (1978); indicada ao CESAR de Atriz por "Une Femme à sa Fenêtre" (1976), "Womanlight" (1979), "La Passante du Sans-Souci" (1982).  
................................................ 
 
MICHEL TEMER FAZ 75 ANOS
Michel Temer
MICHEL MIGUEL ELIAS TEMER LULIA
Nascimento: 23/09/1940, Tietê, São Paulo, Brasil
Filiação: Miguel Elias Temer Lulia e March Barbar; família maronita emigrante de Betabura, Líbano; mais jovem de 8 irmãos
Casamento: Maria Célia Toledo (filhos Luciana, 1969, Maristela, 1972 e Clarissa, 1974); vive com Neusa Aparecida Popinigis e Marcela Tedeschi Araujo (atual esposa), Miss Paulínia (26/07/2003): filho Michel (2009); tem ainda mais um filho - Eduardo, 2001 - com uma jornalista inglesa
Advogado, político e escritor; Bacharel pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) e doutorado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); começa na carreira pública como Oficial de Gabinete do Secretário de Educação do Governador Ademar de Barros; maçom, é Secretário de Segurança Pública de São Paulo (1984) e cria a primeira Delegacia da Mulher do país (1985); Deputado constituinte e Deputado Federal (16/03/1987 a 31/12/2010 - 6 mandatos) pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro); Presidente da República interino (27/01/1998 a 31/01/1998 e 15/06/1999) e Presidente Nacional do PMDB (2001); Parlamentar mais influente do Congresso (2009, pelo DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar); Vice-Presidente de Dilma Rousseff (01/01/2011 a 31/12/2014); autor de livros como "Constituição e Política", "Seus Direitos na Constituinte", "Democracia e Cidadanial", etc.
................................................ 
 
JULIO IGLESIAS FAZ 72 ANOS
Julio Iglesias
JÚLIO JOSÉ IGLESIAS DE LA CUEVA
Nascimento: 23/09/1943, Madrid, Espanha
Filiação: Julio Iglesias Puga (ginecologista) e Maria del Rosario de la Cierva y Periñon; tem um irmão, Carlos (1945) e 2 meios-irmãos Jaime (2004) e Ruth (2006)
Casamento: Isabel Preysler (20/01/1971 a 1979, anulado): filhos Julio, Enrique e Chabeli); 4 filhos com Miranda Rijnsburger: Miguel Alejandro (1979), Rodrigo (1999) e as gêmeas Victoria e Cristina (2001)
Cantor popular romântico; começa como jogador de Futebol (goleiro, no REAL MADRID/ESP, 1958 a 1963), quando grave acidente automobilístico (motivado pelo álcool) encerra sua carreira de atleta; primeira gravação: "Yo Canto" (1969); tido como o mais bem sucedido artista latino de todos os tempos: 250.000.000 de cópias, 2.600 discos de ouro e platina; 4.000 espetáculos em mais de 500 cidades do mundo.
"Eu compunha bem e cantava mal. Hoje, componho mal e canto bem".


................................................ 

BRUCE SPRINGSTEEN FAZ 66 ANOS
Bruce Springsteen
BRUCE FREDERICK JOSEPH SPRINGSTEEN
Nascimento: 23/09/1949, Freehold, Long Beach, New Jersey, Estados Unidos
Filiação: Douglas e Adele Zirilli Springsteen
Casamento: Julianne Phillips (13/05/1985 a 1989, divórcio); Patti Scialfa (08/06/1991): filhos Evan James (1990), Jessica Rae (1991) e Sam Ryan (1993)
Músico (guitarrista), compositor e cantor de "rock" e "country"; primeira gravação: "Greetings from Asbury Park" (1973); tido como renovador do rock ortodoxo, com sucessos como "Born in the USA", "Dancing in the Dark", etc.
................................................ 
 
KIRMAYR FAZ 65 ANOS
Carlos Kirmayr
CARLOS ALBERTO KIRMAYR
Nascimento: 23/09/1950, São Paulo, Brasil
Tenista; começa no Clube Indiano e aperfeiçoa-se nos Estados Unidos (1969); estréia profissionalmente na Copa Davis (1971); 37* do ranking mundial (1981); é o terceiro jogador que mais participou da Copa Davis: 14 anos (atrás de Thomaz Koch e Edison Mandarino); primeiro brasileiro (com Cássio Motta) a participar do Masters (1983); torna-se técnico ao deixar as competições, com alunas como Gabriela Sabatini, Arantxa Sanches, Conchita Martinez, etc.; empresário, dono de um hotel em Serra Negra, Rio de Janeiro.
 ................................................ 
PAOLO ROSSI FAZ 59 ANOS
Paolo Rossi
PAOLO ROSSI
Nascimento: 23/09/1956, Santa Lucia di Prato, Toscana, Itália
Jogador de Futebol (atacante), começa no JUVENTUS/ITA; joga pelo COMO/ITA (1973), VICENZA/ITA (1976), PERUGIA/ITA (1980), JUVENTUS/ITA (1982), MILAN/ITA e VERONA/ITA; pela Seleção participa das Copas da Argentina (1978) e Espanha (1982, Campeão); marca 20 gols em 24 jogos pela Seleção; é suspenso (1979) por 4 anos, envolvido em manipulação de resultados, mas tem a pena reduzida para 2 anos e torna-se herói da Copa de 1982; deixa os campos em 1987.
 ................................................ 

HORTÊNSIA FAZ 56 ANOS
Hortênsia
HORTÊNSIA DE FÁTIMA MARCARI OLIVA
Nascimento: 23/09/1959, Potirendaba, São Paulo, Brasil
Casamento: José Victor Oliva (23/05/1989 a 1999, separação): filhos João Victor (1996) e Antonio Victor (1997)
Jogadora de Basquete, começa a jogar em 1973; convocada para a Seleção (1975), é prata no Sul-Americano de 1976); destaca-se no cenário sul-americano (anos 1980); Campeã Sul-Americana (1986 e 1989), Vice no Pan-Americano e Brasileiro (1987); recordista brasileira de cestas num jogo: 121 pontos (24/07/1987, entre 17:40 e 19:15 h, no jogo amistoso entre SOROCABA 252 X 31 ITAPETININGA, no Ginásio Municipal "Monstrinho", de Sorocaba, São Paulo); pousa para a revista "Playboy" e atua na TV; Campeã do Mundial de Clubes (1991); ouro no Pan-Americano (1991) e Mundial (1994); deixa as quadras no mesmo ano, mas volta nas Olimpíada de Atlanta, ganhando prata.
................................................ 
 
PAULO RICARDO FAZ 53 ANOS
Paulo Ricardo
PAULO RICARDO OLIVEIRA NERY DE MEDEIROS
Nascimento: 23/09/1962, Urca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Waldeck Nery de Medeiros e Sonia Oliveira
Casamento: Moira Lynch (10/1985 até divórcio): filha Paola (1987); Luciana Regina Vendramini (1989 a 1998, divórcio); Raquel Silveira (30/07/2002 a 2009, divórcio); Gabriela Verdeja (03/03/2012),  filha Isabela (20/06/2012)
Músico (baterista, guitarrista e baixista), compositor e vocalista de "rock"; cria as bandas PRISMA e AURA (anos 1980); correspondente de música "pop" em Londres (1982 e 1983), volta e funda a banda RPM (1984 - o primeiro disco vende mais de 2.500.000 de cópias); faz carreira solo, com o primeiro disco: "Paulo Ricardo" (1989), mas retoma a RPM (2002 e 2008).
................................................ 
 
LUCIANA COUTINHO FAZ 48 ANOS
Luciana Coutinho
LUCIANA COUTINHO

Nascimento: 23/09/1967, Rio de Janeiro, Brasil

Modelo, dançarina, atriz e comediante de teatro e TV; inicia a carreira no programa "Viva o Gordo" (1986) da Rede Globo; "sex-symbol", destaca-se no programa "Zorra Total" da Rede Globo.
................................................ 
 

DOMÊNICO DE MONGAGUÁ E ALUNOS DE MONGAGUÁ, PLANTANDO MUDA DE PAU-BRASIL NA ESCOLA CASSIMIRO. 
Um sorriso sincero
Uma palavra carinhosa
Uma atitude construtiva.
É com pequenas ações que cada um de nós contribui para fazer um mundo melhor...
PENSE !!!!
O Senhor do universo está em cada ato seu praticado com amor.
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
DOMÊNICO DE MONGAGUÁ (em memória)






 




postado por: 
                             Vanisa Razuk

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário