>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 22 de agosto de 2015

22/08/2015 - sábado - JUCELINO KUBITSCHEK É O HOMENAGEADO....e +

22/08/2015 - sábado

        JUCELINO KUBITSCHEK
Juscelino Kubitschek de Oliveira - O "Presidente Bossa Nova"
12/9/1902 - Diamantina, Minas Gerais
22/8/1976 - São Paulo
Durante todo o seu mandato como presidente da república, (1956-1961), o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.


A era JK estava em todo canto, nos chamados "Anos Dourados". Ao longo da década de 50, a economia brasileira foi industrializada rapidamente, passando de rural a urbana.


Nessa época foram se popularizando os eletrodomésticos, que prometiam facilitar a vida do lar. Eram de todos os tipos, desde enceradeiras até aspiradores de pó, carros, televisores, o rádio e os toca-fitas portáteis e o disco de vinil. Foram criados os objetos de plástico e fiobra sintética, além de casas com mobílias com menos adornos.
Este estilo de vida foi criado nos Estados Unidos e recebeu o nome de  “American Way Life” (Estilo de vida americano), e, por conta da influência norte-americana durante e após a Segunda guerra Mundial, se espalhou pelo mundo.
Enquanto tudo isso se consolidava, os meios de comunicações e de diversões se ampliavam. Eram emissoras de rádios que através das ondas curtas chegavam grande parte do interior do Brasil, revistas como Seleções e O Cruzeiro, jornais, radionovelas, o teatro de revista, programas radiofônicos de musicais e os humorísticos, o radiojornal Repórter Esso, as comédias e as chanchadas da Atlântida Cinematográfica do Rio de Janeiro. O cinema brasileiro teve sua fase dourada, nos anos 1950, com a Companhia Vera Cruz, de São Paulo, e a premiação do filme O Cangaceiro, no exterior, em 1953.
Os teatros, rádios, especialmente a Rádio Nacional, radionovelas, radiojornais, teleteatros e telejornais na televisão que já atingia a maioria das capitais brasileiras, tinham mais audiência que nunca. Em 1958, a música popular brasileira é sucesso no exterior, especialmente a Bossa Nova, criada naquela época, e com sucessos como "Chega de saudade" de Vinícius de Moraes.
A nova capital Brasília surge de uma do trabalho conjunto de JK, Lúcio costa e Oscar Niemeyer. 
No esporte, a seleção brasileira de futebol foi campeã na Copa do Mundo de 1958, na suécia, o boxeador peso-galo Éder Jofre foi campeão mundial de boxe; Em 1959, a seleção brasileira de basquete masculina foi campeã mundial no Chile e a tenista Maria Esther Bueno venceu os torneios de Wimbledon e o US Open.
O salário mínimo em 1959, em termos reais, descontado a inflação, ou seja, em valores reais, é considerado o mais alto da história do Brasil.
No ano de 2001, Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito o "Brasileiro do Século" em uma eleição que foi publicada pela revista Isto É.
Os anos dourados inspiraram o espírito otimista e inovador, consagrando assim o governo de Juscelino Kubitschek.
Morreu em um desastre automobilístico no quilômetro 165 da Via Dutra, nas proximidades de Resende (RJ), em 22 de agosto de 1976.

fonte: Wikipédia

SINOPSE:
Juscelino Kubitschek
 JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA
Nascimento: 12/09/1902, Diamantina, Minas Gerais, Brasil
Filiação: João César de Oliveira e Julia Kubitschek
Casamento: Sarah Luisa Lemos (30/12/1931): filhos Maristela (10/12/1942, adotiva) e Márcia (22/10/1943); tem um relacionamento com Maria Lúcia (1958 a 22/08/1976, sua morte), esposa do Deputado José Pedroso (líder do PSD - Partido Social Democrático); cogita separar-se da esposa para casar com sua amante, mas ela recusa (1966)
Falecimento: 22/08/1976, Rodovia Presidente Dutra (Rio-São Paulo), Município de Rezende, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Acidente automobilístico, juntamente com o motorista, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro
Presidente (31/01/1956 a 31/01/1961), moderniza o país com seu Plano de Metas ("50 Anos em 5"), incentiva a entrada das indústrias multinacionais; somente nos 2 primeiros anos aumenta em 300% a rede pavimentada do país; investe maciçamente em energia, transportes, indústria de base, alimentação, educação e constrói e inaugura Brasília (21/04/1960), transferindo a capital; tem rejeitada (bolas pretas) sua entrada para sócio do Country Club do Rio de Janeiro.
"Sereis tanto mais influente quanto mais fores correto e justo."



...........................................................

Dia Mundial do Folclore ou "World Folklore Day" - comemorada em tributo ao arqueólogo inglês, William John Thomas, por ele ter sugerido em artigo (assinado sob o pseudônimo Ambrose Merton e publicado em 22 de agosto de 1846) na revista londrina, "londrina The Antheneum", na Inglaterra, que se usasse a palavra folclore, concebida a partir da junção das palavras folk ("povo" em inglês) e "lore" ("conhecimento empírico" ou "sabedoria" ainda em inglês), para quando se fosse falar dos cantos, histórias e costumes dos povos, em substituição da expressão "antigüidades populares", que se usava até então e era derivada da expressão latina "antiquitates vulgares". (datasdodia.net).
O folclore é a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo.  Todos os povos têm folclore. Conhecê-lo e estudá-lo significa contribuir para que se mantenha vivo e, conseqüentemente, através da sua preservação é possível perpetuar cada cultura. Muitas vezes é preciso estudar o folclore para verdadeiramente entender a história de um povo. 
 ......................................................




Dia do EXCEPCIONAL - O preconceito é notório em grande parcela da população, quando percebe sua negação do ser humano com alguma deficiência. Um tabu em pleno século XXI, que aceitar o “Outro”, o “Diferente” é ainda preciso quebrar correntes que possibilite a aproximação destes e o conheçam a sua essência, a sua forma de viver.

 .........................................................
COISAS DE NORTE-AMERICANOS:

Dia de Ser um Anjo ou "Be an Angel Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.


 

 ...........................................................
NA HISTÓRIA:
22/08/1906 - Venda da primeira vitrola no mundo ocorrida nos Estados Unidos, por U$200 (duzentos dólares). 

..............................................................................................


22/08/1942 - Entrada do Brasil na 2ª Guerra Mundial 

 ...........................................................

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 22/08/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão Sertaneja ... Felicidades, Vanisa e Domênico de Mongaguá (em memória)

 Sábado, 22 de agosto

 


Fazendo 39 anos

Fazendo 26 anos

Fazendo 26 anos

Fazendo 23 anos
Fazendo 52 anos

 

 

Fazendo 48 anos

 

 


Fazendo 33 anos

 

 ............................................................
ANIVERSARIANTES 22/08 (menos famosos)
HÁ 152 ANOS NASCIA DEBUSSY
Debussy
ACHILLE-CLAUDE DEBUSSY
Nascimento: 22/08/1862, Saint-Germain-en-Laye, França
Casamento: Rosalier Texie (até divórcio); Emma Bradac
Falecimento: 25/03/1918, Paris, França
Causa: Câncer retal
Músico e compositor erudito; descoberto por Madame Fauté de Fleurville, entra para o Conservatório de Música (1873) e ganha o Grande Prêmio de Roma de composição (1884); viaja para Moscou com Madame von Meck (protetora de Tchaikovsky), retornando em 1887; frequenta os mardis de Mallarmé, conhece Brahms em Viena e entra em contato com música oriental em Paris (na Exposição de 1889); pioneiro da música moderna e um dos criadores do Impressionismo, comumente, compunha andando de um lado para outro do quarto, com um toco de cigarro na boca; autor de obras diversificadas: para orquestra, câmara, instrumentos solos, piano e canções como "La Mer" (1905), "Estampas" (1903), "Canto das Crianças" (1906), etc; nos últimos anos aparece em público raramente, minado pela doença e pelo desgosto da derrota francesa na I Guerra Mundial.
............................................................
 

AUGUSTO RAMOS
Augusto Ramos
 AUGUSTO FERREIRA RAMOS
Nascimento: 22/08/1860, Cantagalo, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 28/07/1939, Rio de Janeiro, Brasil
Engenheiro civil, sanitarista e economista; formado pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1882), é professor da Escola Politécnica de São Paulo e realiza obras de saneamento no Paraná, Bahia e Espírito Santo; instala uma usina hidrelétrica na capital capixaba e fábricas de cimento e papel; promove congressos em defesa da indústria açucareira e cria a Caixa de Conversão; projeta o caminho aéreo (teleférico) ligando os Morros da Babilônia, Urca e Pão de Açúcar (1908 a 1912, Rio de Janeiro) e é autor do plano de valorização do café (São Paulo).

............................................................

REGINA DOURADO FARIA 62 ANOS
Regina Dourado
 REGINA MARIA NASCIMENTO DOURADO
Nascimento: 22/08/1952, Irecê, interior da Bahia, Brasil
Filiação: Tem os irmãos Oscar e Paulo
Casamento: Tem um filho: Leonardo
Falecimento: 27/10/2012, 11:20 h, Hospital Português, Barra, Salvador, Bahia, Brasil
Causa: Câncer de mama (diagnosticado em 2003 e, depois, com metástase)
Atriz de TV (estréia em "A Morte de Quincas Berro D'Água", 1978) e cinema (estréia em "O Baiano Fantasma", 1984); destaca-se em novelas da Rede Globo como "Roque Santeiro" (1985), "Renascer" (1993), "Anjo Mau" (1997), etc e filmes como "Corpo em Delito" (1990), "Corisco & Dadá" (1996), "No Coração dos Deuses" (1999), etc; CALUNGA de Coadjuvante do Festival de Audiovisual de Recife Cine Pernambuco por "Espelho d'Água - Uma Viagem no Rio São Francisco" (2004); último trabalho: "Caminhos do Coração" (2007, novela, TV RECORD).


............................................................



GILMAR FARIA 84 ANOS 
Gilmar
 GYLMAR DOS SANTOS NEVES
Nascimento: 22/08/1930, Santos, São Paulo, Brasil
Casamento: Rachel Izar (filhos Marcelo e Rogério)
Falecimento: 25/08/2013, Hospital Sírio-Libanês, São Paulo, Brasil
Causa: Infecção sistêmica (internado desde 08/08/2013 com infecção urinária e infarto)
Jogador de Futebol (goleiro); começa no JABAQUARA/SP (1945 a 1951), profissionalizando-se no CORINTHIANS/SP (1951 a 1961, 395 jogos); joga no SANTOS/SP (1962 a 1969, 330 jogos); atua na Seleção (1953 a 1969, 94 jogos), sendo campeão mundial nas Copas do Mundo da Suécia (1958) e Chile (1962); é campeão paulista (1951, 1952, 1954, 1962, 1964, 1965, 1967 e 1968), brasileiro (1962 a 1965 e 1968), Libertadores (1962 e 1963), Taça Intercontinental (1962 e 1963), etc; ganha o Troféu Belfort Duarte (1966 - atleta que jogue 10 anos sem ser expulso) e, ao deixar os campos(1969), torna-se presidente do Sindicato dos Jogadores; sofre um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2000 e insuficiência cardíaca.


............................................................

RUY GERRA FAZ 84 ANOS
Ruy Guerra
RUY ALEXANDRE GUERRA COELHO PEREIRA
Nascimento: 22/08/1931, Lourenço Marques (atual Maputo), Moçambique
Casamento: Leila Diniz (1965 a 1971, separado): filha Janaína Diniz Guerra (19/11/1971, atriz); Cláudia Ohana (1981 a 1984, divórcio): filha Dandara Guerra (1983)
Diretor cinematográfico (estréia em "Os Cafajestes", 1962); radicado no Brasil, destaca-se durante a fase do Cinema Novo (1964); faz o primeiro longa moçambicano: "Mueda, Memória e Massacre" (1980); autor de filmes como "Os Fuzis" (1964), "Erêndira" (1983), "O Veneno da Madrugada" (2004), etc.


............................................................
 ARY TOLEDO FAZ 78 ANOS
Ary Toledo

ARY TOLEDO
Nascimento: 22/08/1937, Martinópolis, São Paulo, Brasil
Casamento: Marily Marley

Ator comediante de teatro, TV e cinema; autor de diversos show em livros, CDs e discos.





............................................................
 
RODRIGO SANTORO FAZ 40 ANOS
Rodrigo Santoro
 RODRIGO JUNQUEIRA DOS REIS SANTORO
Nascimento: 22/08/1975, Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Francesco Santoro e Maria José Junqueira dos Reis
Ator de teatro, TV (estréia em "Olho no Olho", 1973) e cinema (estréia em "Depois do Escuro", 1996); destaca-se em filmes como "Abril Despedaçado" (2001), "A Dona da História" (2004), "300" (2006), etc. e em seriados como "Sai de Baixo" (1996), "Pastores da Noite" (2002), "Lost" (2004), etc; CANDANGO de Ator no Festival de BR por "Bicho de Sete Cabeças" (2001); CATALINA de Coadjuvante no Festival de Cartagena por "Carandiru" (2003).

Rodrigo Santoro

  • Nome completo Rodrigo Junqueira dos Reis Santoro
  • Idade 40 anos
  • Data de nascimento 22/08/1975
  • Signo Leão

 ............................................................
TARCÍSIO FILHO FAZ 51 ANOS
Tarcísio Filho
TARCÍSIO PEREIRA DE MAGALHÃES FILHO
Nascimento: 22/08/1964, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: Tarcísio Magalhães Sobrinho e Glória Menezes
Casamento: Luzia Dvorek
Ator de TV (estréia na novela "Coração Alado", 1980, Rede Globo); destaca-se em telenovelas como "Sinhá Moça" (1986), "Pantanal" (1990, Rede Manchete), "Os Ossos do Barão" (1997, SBT), etc.




............................................................


OSCAR FILHO FAZ 37 ANOS
Oscar Filho
OSCAR FRANCISCO DE MORAES JÚNIOR
Nascimento: 22/08/1978, Atibaia, São Paulo, Brasil
Ator, humorista, repórter e escritor; começa a carreira artística em sua cidade (1991) e ganha o 12º Concurso de Contos e Poesias de Atibaia, com o conto “O Baú” (1996); muda-se para a capital paulista (2000) e forma-se elo INDAC (2003, Instituto de Artes Cênicas); indicado para o Prêmio COCA-COLA FEMSA de Ator (2004), é um dos fundadores do Clube da Comédia Stand-Up e participa de diversos shows e festivais de humor por todo o pais: "Risadaria", "Terça Insana" e "Nunca se Sábado" (em São Paulo), "Risorama" (em Curitiba), "Comédia em Pé" (no Rio de Janeiro), etc; é repórter do programa de humor CQC ("Custe o Que Custar", Rede BAND).


............................................................


Salmo 100:4 - Deus tem visto suas lutas. Deus diz que elas estão chegando ao fim. Uma bênção está vindo em sua direção. Acredite!

“Coragem para as coisas que podem ser mudadas, serenidade para as que não podem e sabedoria para distinguir uma coisa da outra" 
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
                DOMÊNICO DE MONGAGUÁ , em memória


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário