>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quinta-feira, 28 de maio de 2015

28/05/2015 - quinta-feira - DIA DO ANJO DA GUARDA E DE BRINCAR...

28/05/2015 - quinta-feira

Dia do anjo da guarda - O Anjo da Guarda  advém da tradição cristã, hebraica e islâmica. Serve de mensageiro entre Deus e os homens. Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma oração. Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. O dia do anjo da guarda é comemorado no dia 28 de maio. (saiba mais: http://marconipp.wordpress.com/2008/09/08/anjo-da-guarda-mentor-espiritual-guia-espiritual-etc/

.........................................................................................................

Dia Internacional do Brincar ou "International Play Day" - comemorado desde 1998 com a participação de crianças do mundo inteiro, para marcar a data da fundação da Associação Internacional de Brinquedoteca, que foi criada em 28 de maio de 1990 na cidade italiana de Turim, durante a 5ª Conferência Internacional de Brinquedotecas. (datasdodia.net).

.........................................................................................................

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna - comemorado no Brasil, conforme Portaria Nº 663 de 1994, em 28 de maio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a morte materna é a morte de uma mulher em decorrência de problemas ligados à gravidez ou por ela agravados, ocorridos no período da gestação ou até 42 dias após o parto.
A data é considerada importante e veio para mostrar a realidade do país, onde ainda é grande o número de mulheres que morrem por problemas ocorridos durante a gravidez, o parto e o pós-parto, ou por complicações de um aborto inseguro.
Entre as causas mais freqüentes de mortes maternas estão as doenças hipertensivas da gravidez, hemorragias, infecções puerperais e aborto. Tendo vista, que a má qualidade de vida dos contextos familiares, onde ocorre a maioria dos óbitos maternos, a violência doméstica, o analfabetismo e a baixa renda indicam sua relação com a desigualdade social e de gênero. (fonte: http://www.forumplp.org.br/)

.........................................................................................................


COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia Nacional do Hambúrguer ou "National Hamburger Day" 

.........................................................................................................

REGISTRANDO A HISTÓRIA
CONCLUSÃO DA OBRA DO PRÉDIO MAIS ALTO DO MUNDO, EM 28/05/1930, HÁ 85 ANOS
Chrysler Building
Chrysler Building by David Shankbone.jpg
Chrysler Building foi a maior estrutura do mundo de 27 de maio de 1930 a 1931.
405 Lexington Avenue, Manhattan
Flag of New York City.svg Nova Iorque
 Nova Iorque
 Estados Unidos
StatusCompletado
Inauguração1930 (85 anos)
Período de construção1929-1930
Altura
Antena318.9 m (1,046 ft)
Telhado282.0 m (925 ft)
Último andar274.0 m (899 ft)
Características
Elevador32
Área111,000m²
Andares77
Construção
ArquitetoWilliam Van Alen

Projeto

O Edifício Chrysler foi concebido por William Van Alen para sediar a empresa automobilística norte-americana Chrysler. Quando foi anunciada o planejamento para a construção do prédio em 19 de setembro de 1928, ocorreu uma forte competição entre arquitetos da cidade para construir "o arranha-céu mais alto do mundo", como chamavam os idealizadores do projeto. Apesar da disputada vaga de arquiteto chefe e do desejo de construir um prédio recordista, o ritmo da construção foi natural e não houve acidentes com mortes.

O projeto original de Van Alen foi chamado de "joia decorativa com coroa de vidro". Van Alen também incluiu janelas no topo do prédio, o que fez parecer que o prédio fosse uma lanterna flutuante no centro de Nova Iorque. No projeto original, o prédio deveria ter aproximadamente 246 metros de altura, porém as ideias de Van Alen se revelaram muito à frente da época, então Van Alen passou a trabalhar junto com Walter P. Chrysler, presidente da Chrysler Automobile Corporation, que determinou uma outra altura para a construção, que seria de 282 m (925,2 ft). Walter Chrysler acrescentou uma dezena de detalhes arrojados no projeto do prédio, alguns associados aos carros que a Chrysler produzia na época, como o Plymouth).
Construção

A construção teve início em 19 de setembro de 1928. No total cerca de 3 826 000 tijolos foram usados na construção. Mesmo antes de sua conclusão, o Edifício Chrysler já competia com outro prédio a ser construído em Manhattan, o The Trump Building projetado por H. Craig Severance. Craig Severance determinou uma altura maior para o seu projeto e mais tarde alegou que este seria o prédio mais alto do planeta (sem contar as estruturas não habitáveis). Em resposta, Van Alen incluiu 56 metros na antena de de seu projeto, que foi construída de dentro para fora do prédio. A antena foi concluída após quatro etapas de construção. Em 23 de outubro de 1929, a antena foi concluída no exterior do domo do edifício.
Conclusão

O prédio foi concluído em 28 de maio de 1930, ultrapassando o seu rival, o The Trump Building, e a Torre Eiffel. Aberto ao público em 17 de maio de 1931, o Edifício Chrysler foi a primeira estrutura habitável a ultrapassar a altura de 1 000 ft (304,8 m), porém apenas um ano depois da sua conclusão, o Chrysler foi superado pelo arrojado Empire State Building. Embora tenha sido superado no seu recorde mundial, o Chrysler Building ainda é considerado a mais alta estrutura de tijolos do planeta. http://pt.wikipedia.org/wiki/Chrysler_Building

....................................................... ................................................


28/05/1988 - MORRIA O PINTOR ALFREDO VOLPI

  Considerado um dos mais importantes artistas da segunda geração do modernismo, Volpi ficou conhecido por uma das principais características de suas obras: a utilização de casarios e bandeirinhas.
  Nascido na cidade de Lucca, na Itália, em 14 de abril de 1896, Alfredo Volpi se mudou para São Paulo aos dois anos de vida. Autodidata, Volpi iniciou a sua carreira em 1911 pintando murais decorativos. Posteriormente, iniciou o trabalho com óleo sobre madeira, sendo consagrado pela utilização da técnica de pintura denominada têmpera sobre tela, na qual qual há a mistura dos corantes ou pigmentos com um aglutinante.
Alfredo Volpi (Foto: Reprodução/pinturabrasileira.com)Alfredo Volpi (Foto: Reprodução/pinturabrasileira.com)
Aos 47 anos de idade, Alfredo Volpi realizou a sua primeira exposição individual durante o Salão de Maio e, em 1938, na 1ª Exposição da Família Artística Paulista realizada na cidade de São Paulo no ano de 1938. Em 1950, Volpi evoluiu para o abstracionismo geométrico, quando ficou famoso por trabalhar com bandeiras e mastros de festas juninas, sendo premiado como melhor pintor na Bienal de São Paulo, em 1953. Em 1956, participou da primeira Exposição de Arte Concreta.
Alfredo Volpi também trabalhou como pintor decorador em residências, onde executou trabalhos de decoração artística em paredes e murais juntamente com o pintor e escultor espanhol Antonio Ponce Paz, que viria a se tornar um dos melhores amigos de Volpi. (http://www.techtudo.com.br/)

Em 1927, esteve em ITANHAÉM (fase marinha) que não foi a mais importante de sua vida, mas deixou registro.
Nota: Itanhaém, neste ano de 1927, era uma cidade isolada e misteriosa, por onde, segundo a tradição - mas sem comprovação histórica - teria caminhado o padre José de Anchieta, apóstolo dos indígenas. E, neste ano, acabara de falecer um de seus mais ilustres cidadãos, o pintor Benedito Calixto de Jesus (1853-1927), que imortalizou, em suas telas, as mais belas paisagens do litoral paulista
.......................................................................................................

Registrando minha história:

foto: Camilo Razuk Neto, Ivana Razuk e Vanisa Razuk
HÁ 2 anos, em 28/05/2013, minha mãe IVANA RAZUK foi internada no hospital para nunca mais sair ...faleceu em 16/01/2014 -  (Vanisa Razuk)

.........................................................................................................


PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 28/05/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão Sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
QUINTA, 28 DE MAIO

Acacia Azevedo Ramalheiro




Angela Aparecida
Fazendo 40 anos




Maryanne Wimmer
Fazendo 18 anos



Rogerio Camargo
Fazendo 43 anos



Jéssica Amanda
Fazendo 17 anos




Kairo Peliculas
Fazendo 37 anos



Bia Delgado
Fazendo 23 anos


Joanna Massad
Fazendo 27 anos

......................................................................................................................................................


Aniversariantes 28 de maio (menos famosos)
www.projetovip.net
LEMBRANDO CONDE DE SAINT GERMAIN
Conde de Saint
Germain

CONDE DE SAINT GERMAIN
Nascimento: 28/05/1697, Transilvânia, Romênia
Filiação: Francis II Rákóczi (outros dizem ser filho ilegítimo de Marie-Ann de Neubourg, viúva de Carlos II da Espanha, com um certo conde Adanero)
Casamento: É amante de Madame Pompadour
Falecimento: 27/02/1784, Sacro Império Romano-Germânico (atual Alemanha)
Ocultista, alquimista, ourives, lapidador, músico e compositor; protegido do do Grão-Duque Gian Gastone (último descendente dos Médici), estuda na Itália; começa a aparecer em Londres (1743) e Edimburgo (1745); de hábitos ascéticos e celibatários, é virtuose do violino; apresenta-se na corte do rei Louis XV (1758) e vai para a Inglaterra (1760); preso algumas vezes, para os místicos, é o Mestre Ascenso do Sétimo Raio, que emana a chama violeta que produz a queima dos karmas; diz a lenda que possui o elixir da juventude e a pedra filosofal (mas morre igual a todos).
......................................................................................................................................................



LEMBRANDO GENÉSIO ARRUDA
Genésio Arruda
GENÉSIO SOARES DE ARRUDA JÚNIOR
Nascimento: 28/05/1898, Campinas, São Paulo, Brasil
Falecimento: 03/10/1967, Campinas, São Paulo, Brasil
Cantor e compositor popular e ator de teatro (estréia na peça "O Caipira de Tianguá", 1923) e cinematográfico (estréia em "Vocação Irresistível", 1924); começa no circo, tornando-se pioneiro da música sertaneja e de levar para as telas o biotipo do caipira (que mais tarde inspiraria Mazzaropi para criar seu personagem); primeiro disco: "Vai, Santinha" (1929, marcha dele e Jorge Peixoto); destaca-se em filmes como "O Babão" (1930), "O Dia é Nosso" (1941), "Zé do Periquito" (1960), etc; último filme: "Tristeza do Jeca" (1961); forma o grupo GENÉSIO ARRUDA E SUA GENTE (1930) e trabalha nas rádios TUPI, RECORD e BANDEIRANETS (todas em São Paulo), além de na TV (por um ano num programa de circo).

......................................................................................................................................................

LEMBRANDO IAN FLEMING
Ian Fleming
IAN LANCASTER FLEMING
Nascimento: 28/05/1908, Green Street, Mayfair, Londres, Inglaterra
Filiação: Valentine Fleming (membro do Parlamento de Henley) e Evelyn St. Croix Rose; família rica; tem um irmão mais velho: Peter (1907-1971)
Casamento: Anne Geraldine Charteris (24/03/1952 a 1964): filho Caspar
Falecimento: 12/08/1964, 01:00 h, Canterbury, Kent, Inglaterra
Causa: Ataque cardíaco
Jornalista, agente secreto e romancista; estuda no Eton College, na Real Academia Militar de Sandhurst e nas Universidades de Munique e Genebra; convocado pelo serviço de inteligência naval durante a II Guerra Mundial, participa das operações Mincemeat e Golden Eye e supervisiona as unidades 30 Assault Unit e T-Force; cria o personagem JAMES BOND (007), inspirado em sua própria trajetória (primeiro livro: "Casino Royale", 1953; fumante e bebedor inveterado, seus 14 livros da série vendem mais de 100.000.000 de exemplares, tornando-se um dos autores mais lidos das décadas de 1950 e 1960.
......................................................................................................................................................


LEMBRANDO VICENTE MATHEUS
Vicente Matheus
VICENTE MATHEUS BATHE
Nascimento: 28/05/1908, Zamora, Espanha
Casamento: Ruth Pereira (filha de grande empreendedor do bairro de Guaianases): filhas Abigail e Dalva; Marlene
Falecimento: 08/02/1997, INCOR (Instituto do Coração), São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Câncer (após 14 dias internado)
Empresário; radicado no Brasil (1914), naturaliza-se; atua no setor de construção civil pesada e mineração de pedreiras; Presidente do CORINTHIANS (por 8 mandatos: 1959, 1972, 1973, 1975, 1977, 1979, 1987 e 1989), ainda elege a esposa sua sucessora (1991-1993); figura folclórica, financia vários projetos do clube com recursos próprios; conhecido pelas "máximas" divertidas e cheias de incorreções, como "Faca de 2 legumes", "Haja o que hajar, o Corínthians será campeão", "Quem está na chuva é para se queimar", etc.
"Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático."
......................................................................................................................................................


LEMBRANDO CYRO MONTEIRO
Cyro Monteiro
CYRO MONTEIRO
Nascimento: 28/05/1913, Rocha, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Odete Amaral (1938 a 1949, desquite): filho Cyro Monteiro Júnior
Falecimento: 13/07/1973, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Cantor e compositor popular, é lançado por Sílvio Caldas (1933); primeiro disco: "Vê se Desguia" e "Perdoa" (1936, ODEON); destaca-se por seu estilo, divisão rítmica e vibrato; sucessos como "Se Acaso Você Chegasse" (1938), "Os Quindins de Iaiá" (194), "Falsa Baiana" (1944), etc.

......................................................................................................................................................

LEMBRANDO DORINA NOWILL
Dorina Nowill
DORINA DE GOUVEIA NOWILL
Nascimento: 28/05/1919, São Paulo, São Paulo, Brasil
CasAmento: Edward Hubert Alexander Nowill (advogado): 5 filhos
Falecimento: 29/08/2010, cerca das 19:30 h, Hospital Santa Isabel, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Para cardíaca (estava internada por conta de uma infecção)
Pedagoga; cega aos 17 anos (devido a uma infecção ocular); especializa-se nos Estados Unidos e torna-se Presidente do Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos (atual União Mundial dos Cegos); filantropa, cria uma fundação para deficientes visuais que leva seu nome (1946); um dos 100 Brasileiros Mais Influentes (revista "Época", 2009).

......................................................................................................................................................

LEMBRANDO ZÓZIMO DO AMARAL
Zózimo do Amaral
ZÓZIMO BARROZO DO AMARAL
Nascimento: 28/05/1941, Humaitá, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Barrozo do Amaral
Casamento: Dorita de Moraes Barros (1983 a 18/11/1997, sua morte)
Falecimento: 18/11/1997, Hospital Mount Sinai, Miami, Estados Unidos
Causa: Câncer no pulmão
Jornalista e colunista social; começa no jornal "O Globo" (1959), colaborando na coluna de Carlos Swan (até 02/1964), quando se transfere para o "JB" (Jornal do Brasil); passa a ter uma página no Caderno B, onde troca as coberturas de festas pueris por informações sobre os donos do poder e os bastidores da política; torna-se o modernizador do colunismo social do país, com suas notas curtas mas cheias de alma, graça e inteligência; uma de suas marcas é a frase "E o Fulano, heim?"; chega a ser preso 2 vezes durante a Ditadura (1964); volta para "O Globo" (1993), passando a assinar sua coluna "Zózimo" e continuando apaixonado pelo Flamengo, tênis, boa comida, bebidas e pelo Rio de Janeiro; em 34 anos de profissão são mais de 200.000 registros em até 10 linhas cada.

......................................................................................................................................................

LEMBRANDO MARA MANZAN
Mara Manzan
MARA VIRGINIA MANZAN
Nascimento: 28/05/1952, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: José Marcondez Marques (filha Tatiana)
Falecimento: 13/11/2009, Hospital Rios D'Or, Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Complicações no tratamento de câncer no pulmão (diagnosticado em 03/2008)
Atriz de teatro, cinema (estréia em "Bonecas da Noite", 1982) e TV (estréia em "A Viagem", 1994); começa no teatro (1969), destaca-se em filmes como "De Cara Limpa" (2000), "Sambando nas Brasas, Morô" (2007), "Sexo com Amor?" (2008), etc. e em telenovelas como "Senhora do Destino" (2004), "Cobras e Lagartos" (2006), "Caminho das Índias" (2009), etc; sucesso com a personagem ODETE na novela "O Clone" e o bordão "Cada mergulho é um flash!".

......................................................................................................................................................


LEMBRANDO JOÃO DO PULO
João do Pulo
JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
Nascimento: 28/05/1954, Pindamonhangaba, São Paulo, Brasil
Falecimento: 29/05/1999, num hospital de São Paulo, Brasil
Causa: Falência múltipla dos õrgãos (infecção pulmonar, hepatite C e cirrose), após um mês internado
Atleta, começa a treinar seriamente em 1971; recordista Sul-Americano (1974, Chile); recordista mundial do Salto Triplo: 17,89 m (10/1975, Cidade do México - resistiria 10 anos); 2 medalhas de ouro olímpicas (1976 e 1980); bronze olímpico em Montreal (1976) e Moscou (1980); Bi-Campeão Pan-Americano em Porto Rico (Triplo e Distância) em 1980; Tri-Campeão Mundial em Roma (09/1980): 17,37 m; após desastre de automóvel em Campinas (12/1981), passa por mais de 20 cirurgias e acaba amputando 10 cm da perna direita. 

......................................................................................................................................................


CECIL THIRÉ FAZ 72 ANOS
Cecil Thiré
CECIL ALDARY THIRÉ
Nascimento: 28/05/1943, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Carlos Thiré e Tônia Carrero
Casamento: Norma Pesce (divórcio): filhos Luísa (1973), Carlos (1975) e Miguel (1982); Nancy Galvão (2006); tem um filho, João Thiré (1989), com Carolina Cavalcanti
Ator cinematográfico (estréia em "Tico-Tico no Fubá", 1951)), de teatro (estréia em 1964 em "Descalços no Parque") e TV (estréia em 1975, em "Escalada", Rede Globo).


......................................................................................................................................................


GLADYS KNIGHT FAZ 71 ANOS
Gladys Knight
GLADYS MARIA KNIGHT
Nascimento: 28/05/1944, Atlanta, Georgia, Estados Unidos
Filiação: Merald Woodlow Knight e Sarah Elizabeth Woods
Casamento: James Newman (1960 a 1964, divórcio): 2 filhos (um deles Kenya Jackson); Barry Hankerson (12/10/1974 a 1979, divórcio): filho Jomo Hankerson; Les Brown (29/08/1995 a 1997, divórcio); William MacDowell (12/04/2001)
Cantora de "soul music" de sucesso nos anos 1960 e 1970, também conhecida como Gladys Knight and the Pips; atriz (estréia no programa de TV "The Tonight Show Starring Johnny Carson", 1972); sucesso com canções como "Mr Welfare Man", "Here's That Sunny Day", "Midnight Train to Georgia", etc.
......................................................................................................................................................


KYLIE MINOGUE FAZ 47 ANOS
Kylie Minogue
KYLIE ANN MINOGUE
Nascimento: 28/05/1968, Melbourne, Victoria, Austrália
Filiação: Ron Minogue e Carol Jones
Casamento: Michael Hourtence
Cantora "pop", compositora e atriz; sucesso na Europa nos anos 1980 com videoclips provocativos e concertos bem produzidos; primeiro "single": "I Should be so Lucky" (1987); primeiro álbum: "Kylie" (07/1988); destaca-se com canções como "Tears of my Pillow", "Better the Devil You Know", "Come into my Life", etc; condecorada com a Ordem do Império Britânico pela Rainha Isabel II (2007).

......................................................................................................................................................

CHIARA MASTROIANNI FAZ 43 ANOS
Chiara Mastroianni
CHIARA MASTROIANNI
Nascimento: 28/05/1972, Paris, França
Filiação: Catherine Deneuve e Marcello Mastroianni
Casamento: Benjamin Biolay (11/05/2002): filha Anna (2003); tem ainda o filho Milo (1997) com Pierre Torreton
Modelo e atriz de cinema (estréia em "À Nous Deux" (1979, não creditada) e TV (estréia em "Rêveuse Jeunesse" (1994); destaca-se em filmes como "Caméléone" (1996), "Hotel" (2001), "Carnages" (2002), etc.



......................................................................................................................................................



Algumas coisas das quais nunca nos  lembramos:  
 AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

1 - A Pirâmide de Queops; 
2 - Os Jardins Suspensos da Babilônia;
3 - O Mausoléu de Helicarnasso (também conhecido como O Túmulo de Mausolo
em Éfeso);
4 - A Estátua de Zeus, de Fídias;
5 - O Templo de Artemisa (ou Diana);
6 - O Colosso de Rodes;
7 - O Farol de Alexandria. 
 DOMÊNICO DE MONGAGUÁ (em memória) 
QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário