>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

quarta-feira, 22 de abril de 2015

23/04/2015 - quinta-feira - DIA DE SÃO JORGE, SALVE JORGE...

23/04/2015 - quinta-feira

SALVE JORGE
São Jorge e o Dragão, de Gustave Moureau
 

No dia 23 de abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I.




São Jorge, a Lua e os Orixás
A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Tal associação se dá porque na Bahia o santo é associado a Oxossi, orixá associado à lua. No Rio de Janeiro, rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e em Recife, no candomblé e na umbanda, o santo é associado a Ogum.

A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada prontos para defender aqueles que buscam sua ajuda.

São Jorge na cultura popular
Dia 23 de abril, para algumas das religiões afro-brasileiras, é o dia em que se fazem homenagens ao santo.
- As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.
- Atualmente existe uma grande variedade de produtos de moda que possuem a estampa de São Jorge, desde simples camisas a até mesmo bolsas de marcas famosas.
- São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.
- Jorge de Capadócia é uma música de Jorge Ben,
- A banda inglesa Iron Maiden fala de São Jorge na música "Flash of the blade", no álbum Powerslave.
- A banda brasileira Angra utilizou a imagem do santo na capa do álbum Temple of Shadows.
- Zeca Pagodinho gravou recentemente em seu álbum "Uma Prova de Amor" a música "Ogum" com uma letra com um forte apelo ao sincretismo, a oração de São Jorge é feita no trecho final da música pelo cantor e compositor Jorge Ben.
Moacyr Luz e Aldir Blanc fizeram a música "Medalha de São Jorge" em homenagem ao santo. (fonte: wikipedia)
Dia de SÃO JORGE
WILLIAN SÃO JORGE

Nascimento: Capadócia, sudeste da Anatólia (atual Turquia)
Filiação: Família abastada; o pai morre em combate e mãe de Lida (Palestina)
Falecimento: 23/04/303, Nicomédia, Ásia Menor
Causa: Degolado (depois de ser supliciado), por ordem do Imperador romano Diocleciano
 Soldado; entra para o exército romano, chegando a Tribuno; converte-se ao Cristianismo, pelo que é perseguido e torturado; patrono da Cavalaria, da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia, Moscou, etc; no Brasil, sincretizado com o orixá OGUM, é padroeiro do Escotismo e do CORINTHIANS/SP; homenageado com um feriado no Rio de Janeiro (23/04); também é comemorado em 03/11 (data da reconstrução de sua igreja em Israel). 
 .............................................................................................

.Dia de Sigurd Na mitologia germânica, Sigurd era o caçador de dragões. É representado pela tradição cristã por São Jorge. Acenda uma vela branca e peça a Sigurd que a ajude a vencer o dragão que a impede de realizar seus desejos. Sigurd (ou São Jorge) lutará ao seu lado.(texto extraído da revista wicca nº2.)  
.......................................................................................................



. Em São Paulo é DIA DO TORCEDOR CORINTIANO, em homenagem ao Santo Guerreiro SÃO JORGE DA CAPODÓCIA, padroeiro do Corinthians.
 ........................................................................................................


Dia da Festa de OGUM  Ogum é o guerreiro, general destemido e estratégico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o desbravador que busca a evolução.
Defensor dos desamparados, segundo a lenda, Ogum andava pelo mundo comprando a causa dos indefesos, sempre muito justo e benevolente. Ele era o ferreiro dos orixás, senhor das armas e dono das estradas. Irreverente, pois é um orixá valente, traz na espada tudo o que busca. (fonte: http://nucleotendadeoxossi.blogspot.com)







............................................



. Dia Mundial do ESCOTEIRO - Em todo o mundo comemora-se no dia 23 de abril o "Dia Mundial do Escoteiro". Esta data foi escolhida em homenagem a SÃO JORGE, padroeiro dos Escoteiros.
"Baden-Powell apresenta o padroeiro como um modelo a ser seguido pelos escoteiros, ponderando que não se deve desistir diante de um obstáculo, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, finalmente, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".
A Promessa Escoteira, prestada por Escoteiros, Escoteiras, Seniores, Guias, Pioneiros e Pioneiras na cerimônia correspondente e renovada quando da passagem de um Ramo para outro, é a seguinte:" Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; Obedecer à Lei Escoteira."

....................................................................................................

Dia Nacional do Serralheiro  - comemoração criada pelo marketing da Gerdau em 1999, para incentivar o "Programa Profissional do Aço" pelo Brasil, aproveitando como gancho o "Dia de São Jorge" que, segundo a lenda, sempre tinha consigo armas e espadas de metal, produtos feitos pelos antigos ferreiros/serralheiros.
...................................................................................................


VIVA PIXINGUINHA



Dia Nacional do Choro -  instituído no Brasil pela Lei nº 10.000 de 04/09/2000, para marcar a data do nascimento do compositor e instrumentista brasileiro, Alfredo da Rocha Viana Júnior, o Pixinguinha, mestre no Estilo Musical brasileiro chamado de "Chorinho".
HÁ 118 ANOS NASCIA PIXINGUINHA

Pixinguinha

ALFREDO DA ROCHA VIANA FILHO
Nascimento: 23/04/1897, Piedade, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Alfredo da Rocha Vianna e Raimunda Maria da Conceição
Casamento: Albertina Pereira Nunes Vianna (05/01/1927 a 07/06/1972, viúvo): filho Alfredo da Rocha Vianna Neto (adotivo)
Falecimento: 17/02/1973, Igreja N. Sra. da Paz (onde seria padrinho de batismo do filho de um amigo), Ipanema, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Infarto


Músico (flautista e saxofonista), arranjador, compositor e maestro; estuda no Colégio São Bento e cria o jeito brasileiro de orquestrar; primeira composição: "Lata de Leite" (1911, chorinho); funda o grupo "Os 8 Batutas", que se apresenta internacionalmente; autor de "Carinhoso" (1927), "Cochichando", "Fala Baixinho", etc; espalha o ritmo do choro em todo o país e escreve cerca de 2.000 músicas (a maioria ainda inédita e sem letra); Prêmio da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro de Arranjador (1967) e Diploma da Ordem do Mérito do Trabalho (do Presidente).
 
........................................................................................................



DIA 23 DE ABRIL O DIA INTERNACIONAL DO LIVRO
O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi criado em 1995, pela Unesco (Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura). Por causa disso, passamos a comemorar no mundo todo o Dia do Livro. E como livro não nasce em árvores, também se resolveu estender a comemoração ao direito daquele que escreve o livro: O autor! O autor é o poeta, o romancista, o cientista, o filósofo, o professor. É quem cria o conhecimento e também quem transmite este conhecimento.
Em 1926 a Espanha resolveu comemorar o Dia do Livro no dia 23 de abril. Uma das razões para a escolha desta data é que no dia 23 de abril de 1616 dois dos maiores autores de todos os tempos morreram: o dramaturgo inglês William Shakespeare e o romancista espanhol Miguel de Cervantes.
Ninguém nasce gostando de ler. Ler é uma coisa que a gente aprende devagar e que leva com a gente para a vida toda. O livro é uma forma universal de transmissão de conhecimento. Por isto ele une culturas tão diferentes, países tão distantes entre si.
O direito desses criadores é garantido por lei. Quem cria o livro tem direito a ter sua obra protegida e a receber por aquilo que criou.
(resumo de pesquisa).

Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, 

instituido pela UNESCO em 1996, em honra de 

Cervantes e Shakespeare, que faleceram neste dia, 

em 1616.
William
Shakespeare

WILLIAM SHAKESPEARE
Nascimento: 23/04/1564, Strattford-on-Avon, Inglaterra
Casamento: Tem uma filha, analfabeta; muitos estudiosos acreditam ter sido homossexual, apesar de não haver muitas evidências
Falecimento: 23/04/1616, Strattford-on-Avon, Inglaterra
Causa: Tifo
Dramaturgo, poeta e escritor, tido como o "Rei das Tragédias"; suas peças desvirtuam os dogmas do teatro grego: eliminam o coro, dá saltos de tempo e lugar entre uma cena e outra e apresenta personagens diante de seus próprios pensamentos; autor de 37 peças, cria a companhia Lord Chamberlain's Men, que constrói o teatro Globe, perto do rio Tâmisa (1599, Londres - seria destruído por um incêndio em 1613).
"Os covardes morrem muitas vezes antes da morte; o valente experimenta o gosto da morte apenas uma vez."



Miguel de
Cervantes
MIGUEL DE CERVANTES SAAVEDRA
Nascimento: 29/09/1547, Alcalá de Henares, Espanha
Falecimento: 23/04/1616, pobre, Madrid, Espanha
Causa: Doença
Escritor épico, romancista e dramaturgo, autor de "Don Quixote de La Mancha" (1604 a 1614) - o livro mais traduzido no mundo depois da Bíblia, marco zero do romance moderno.
"Elimine a causa e o efeito cessa."  



.....................................................................................................





PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 23/04/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão Sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
QUINTA, 23 DE ABRIL


Márcia Mussato
fazendo 49 anos de idade


Ricardo Xsouza
fazendo 41 anos de idade


Ricardo Xavierdesouza
fazendo 41 anos de idade


Ricardo Xsouza
fazendo 21 anos de idade


Keli Cristina
fazendo 26 anos de idade
.....................................................................

ANIVERSARIANTES 23 DE ABRIL (menos famosos)
www.projetovip.net
LEMBRANDO JORGE DE LIMA
Jorge de Lima

JORGE MATEUS DE LIMA

Nascimento: 23/04/1893, União, Alagoas, Brasil

Falecimento: 15/11/1953, Rio de Janeiro, Brasil

Escritor, poeta, médico e político, autor de "Essa Negra Fulô" (1928); converte-se ao catolicismo, iniciando uma fase de temática cristã que culmina com "Invenção de Orfeu" (1952).  

.....................................................................................................



LEMBRANDO GERALDO PEREIRA
Geraldo Pereira
GERALDO THEDORO PEREIRA
Nascimento: 23/04/1908, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
Filiação: Sebastião Maria Pereira e Clementina Maria Teodoro
Casamento: Eulíria Salustiano (1938 a 1940, separação): filho Celso (1938); Isabel Mendes da Silva (1940 a 8/05/1955, sua morte)
Falecimento: 08/05/1955, Hospital dos Servidores, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Hemorragia cerebral (depois de bater com a cabeça no meio-fio, 3 meses antes)
Sambista e compositor popular; muda-se para o Rio de Janeiro (1930, perto da Mangueira); amigo de Cartola e Herivelto Martins, cria o samba sincopado (que influencia a Bossa Nova); participa das comemorações do IV Centenário paulista (1954, Teatro Esplanada); tem mais de 70 composições, como "Se Você Sair Chorando" (1930), "Acertei no Milhar" (1940), "Escurinha" (1952), etc;
.....................................................................................................
 

LEMBRANDO SEVERINO ARAÚJO
Severino Araujo
SEVERINO ARAUJO DE OLIVEIRA
Nascimento: 23/04/1917, Limoeiro, Pernambuco, Brasil
Filiação: "Mestre Cazuzinha" (professor de música e mestre de banda); tem os irmãos Manuel, Plínio, José (Zé Bodega) e Jaime - todos músicos
Casamento: Neuza Monteiro (filhos Tânia e Ronaldo); tem ainda os filhos Francisco e Ieda de um casamento anterior
Falecimento: 03/08/2012, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Falência múltipla dos órgãos
Músico, compositor e maestro; começa estudando música com o pai (1923) e já toca clarinete em 1929; faz arranjos para a banda da cidade de Ingá (1933, Paraíba) e integra a banda da Polícia de João Pessoa; convidado pelo maestro Luna Freire para tocar na Orquestra da rádio TABAJARA de João Pessoa, passando a regente com a morte do titular (1938); serve o Exército e radica-se no Rio de Janeiro (1944), sendo contratado pela CONTINENTAL, gravando o primeiro disco: "Vou pra Pernambuco" (frevo) e "Vaidade de Mulher" (samba); vai com a sua orquestra para a rádio TUPI e, quando da inauguração da TV TUPI, fa sucesso junto com a orquestra de Tommy Dorsey (1951); passa pela rádio NACIONAL e TV RIO e grava mais de 100 discos (78 rpm), batendo recordes de longevidade.

.....................................................................................................
 
LEMBRANDO HERVAL ROSSANO
Herval Rossano
HERVAL ROSSANO
Nascimento: 23/04/1935, Campos, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Doris Guerreiro (1960 a 1976, divórcio): filhos Elizabeth Eugenia (1960), Henrique Daniel (1961) e Herval (1963); Nívea Maria (1976 a 2003, divórcio): filha Vanessa (1980); Mayara Magri (2005 a 08;05;2007, sua morte)
Falecimento: 08/05/2007, São Paulo, São Paulo, Brasil
Causa: Ataque cardíaco
Ator de teatro (estréia levado por João Rios), cinema (estréia em "Luzes nas Sombras", 1952) e TV (estréia em "Trágica Mentira", 1959); diretor de telenovelas (estréia em "Los Días Jóvenes", 1967); destaca-se como ator em filmes como "Eu sou o Tal" (1959), "A Viúva Valentina" (1960), "Samba em Brasília" (1961), etc. e na direção de novelas como "Senhora" (1975, TV GLOBO), "Escrava Isaura" (1976, TV GLOBO), "Dona Beija" (1986, TV MANCHETE), etc; Diretor do Núcleo de Telematurgia da Rede Globo), etc.

.....................................................................................................

LEMBRANDO ROY ORBISON
Roy Orbison
ROY KELTON ORBISON
Nascimento: 23/04/1936, Vernon, Texas, Estados Unidos
Filiação: Orbie Lee e Nardine
Casamento: Claudette Frady (09/1957 a 06/06/1966, viúvo): filhos Roy Dewayne (1958), Anthony King (1962), "Wesley (1965); Barbara (25/03/1969 a 06/12/1988, sua morte): filhos Roy Kelton (18/10/1970) e Alex (1975)
Falecimento: 06/12/1988, Hendersonville, Madison, Tennessee, Estados Unidos
Causa: Ataque cardíaco
Músico (violognista), cantor e compositor; pioneiro do "rock", com o tempo ganha reputação de brega por seu romantismo exacerbado; forma a banda THE WINK WESTERNERS e depois THE TEEN KING; primeiro disco: "Crying" (1962); sucesso com canções como "Only the Lonely", "In Dreams", A Love So Beautiful", etc; autor de canções como "Crying", "It's Over", "Oh, Pretty Woman", etc; com uma carreira de mais de 4 décadas, é conhecido pelas melodias ritmicamente avançadas, o timbre vocal de 3 oitavas e falsetes.  


.....................................................................................................
 
LEMBRANDO SANDRA DEE
Sandra Dee
ALEXANDRA CYMBOLIAK ZUCK
Nascimento: 23/04/1942, Bayonne, New Jersey, Estados Unidos
Filiação: Mary Douvan
Casamento: Bobby Darin (01/12/1960 a 07/03/1967, divórcio): filho Dodd Mitchell Cossotto
Falecimento: 20/02/2005, Los Robles Hospital Medical Center, Thousand Oaks, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Problemas renais e pulmonares (após 14 dias internada)
Modelo e atriz cinematográfica (estréia em "Until they Sail", 1957) e TV (estréia em "Love, American Style", 1972); ídolo dos adolescentes das décadas de 1950 e 1960, destaca-se em filmes como "Gidget" (1959), "Imitation of Life" (1959), "A Man Could Get Killed" (1966), etc. e em seriados de TV como "Night Gallery" (1971), "Fantasy Island" (1983), "Lost" (1983), etc; GOLDEN GLOBE de Revelação (1958).

.....................................................................................................
 
LEMBRANDO TATTOO, DA ILHA DA FANTASIA
Hervé Villechaize
HERVÉ JEAN-PIERRE VILLECHAIZE
Nascimento: 23/04/1943, Saint-Etiénne, França
Falecimento: 04/09/1993, norte de Hollywood, California, Estados Unidos
Causa: Suicídio
Ator cinematográfico e de TV, destaca-se como o "Tattoo" do seriado "Ilha da Fantasia"; deixa de crescer muito cedo e o pai, cirurgião, tenta achar a cura, sem sucesso.

.....................................................................................................

 
 LEMBRANDO SHIRLEY TEMPLE
Shirley Temple
 SHIRLEY JANE TEMPLE
Nascimento: 23/04/1928, Santa Monica, California, Estados Unidos

Filiação: George Francis Temple e Gertrude
Casamento: John Agar (19/09/1945 a 05/12/1949, divórcio): filha Linda Susan; Charles Alden Black (16/12/1950 a 04/08/2005, viúva): filhos Charles (24/04/1952) e Lori (09/04/1954)

Falecimento: 10/02/2014, em sua casa, Woodside, California, Estados Unidos

Causa: Natural

Cantora, dançarina e atriz cinematográfica (estréia em "The Red Haired Alibi", 1932) e de TV (estréia em "Shirley Temple Theatre", 1958); tida como a "Namoradinha da América", começa a carreira aos 3 anos e aos 6 já é uma estrela; por 5 anos é campeã de bilheteria e salva a FOX da falência durante a Grande Depressão; destaca-se em filmes como "Little Miss Parker" (1934), "Dimples" (1936), "Honeymoon" (1947), etc; OSCAR juvenil pela contribuição ao cinema (1934); último filme: "A Kiss for Corliss" (1949); último trabalho: "The Red Skelton Hour" (1963, seriado de TV); tem uma estrela na Calçada da Fama (1500 Vine Street, desde 08/02/1960); aposenta-se aos 21 anos (1949), dando adeus à fama, à mãe dominadora, a um casamento fracassado e a filmes medíocres; atuante do Partido Republicano, faz campanha para Richard Nixon, trabalha na Casa Branca (1967), representa o país na ONU e é embaixadora em Gana (1974 a 1976) e Tchecoslováquia (1989 a 1992).




.....................................................................................................

CLÁUDIA BARROSO FAZ 83 ANOS
Cláudia Barroso
 
AMÉLIA ROCHA BARROSO

Nascimento: 23/04/1932, Pirapetinga, Minas Gerais, Brasil Casamento: Tem um relacionamento com o cantor Waldick Soriano Cantora e compositora popular; começa a carreira nos anos 1960; primeira gravação: compacto "Nenhum de Vocês" e "Dio, Come ti Amo!"; destaca-se como jurada do programa "Silvio Santos" (início dos anos 1970, TV GLOBO); sucesso com canções como "Ah Se Eu Fosse Você", "Quem Mandou Você Errar", "Por Deus Eu Juro", etc; morando em Fortaleza (Ceará), faz shows por todo o país.

.....................................................................................................
 

LÉO JAIME FAZ 55 ANOS
Leo Jaime
LEONARDO JAIME
Nascimento: 23/04/1960, Goiânia, Goiás, Brasil
Casamento: Daniela Analia Smith (filho Davi, 24/02/2008)
Cantor e compositor "pop"; participa da banda "João Penca & Seus Miquinhos Amestrados"; autor de "As 7 Vampiras", "Sessão da Tarde", "Gatinha Manhosa", etc; sucesso nos anos 1980, faz incursões como ator na TV e teatro e como articulista de jornais e revistas.







.....................................................................................................


AKRIT JASWAL FAZ 22 ANOS

Akrit Jaswal

AKRIT JASWAL
Nascimento: 23/04/1993, Himachal Pradesh, Índia
Sensitivo; desde cedo demonstra suas faculdades parapsicológicas: começa a falar no 10º mes de idade, escreve e lê aos 2 anos; aos 5 lê poesias e peças de Shakespeare e interessa-se por livros de Medicina, Anatomia e Cirurgia, discursando sobre esses assuntos aos 6; com memória fotográfica e QI 146 (Quociente de Inteligência), torna-se cirurgião aos 7 anos (2000); estuda na Punjab University (2004) e, depois, na Harvard University (Zoologia e Botânica); pesquisa a cura do câncer e AIDS.


 .....................................................................................................


Morre no Rio, aos 65, o diretor de TV Roberto Talma



Roberto Talma, diretor de novelas da Rede Globo, em entrevista coletiva do lançamento da novela "O Astro", em 2011 Roberto Talma, diretor de novelas da Rede Globo, em entrevista coletiva do lançamento da novela "O Astro", em 2011

O diretor e produtor da TV Globo Roberto Talma, 65, morreu na madrugada desta quinta-feira (23) no Rio de Janeiro, em decorrência de insuficiência renal crônica e doença arterial coronariana. Ele estava internado no Hospital Samaritano desde 2 de março.
Talma esteve à frente de grandes sucessos da Globo ao longo dos últimos 50 anos, como "Saramandaia" (1976) e "Anos Dourados" (1986).
O corpo do diretor será velado no sábado (25), a partir das 11h, no cemitério Memorial do Carmo, no Caju.

Paulistano, o diretor nasceu em uma família que era proprietária de um circo no interior de São Paulo. Seu primeiro trabalho na televisão foi aos 9 anos: era membro de um grupo de sapateado que se apresentava no programa "A Grande Gincana Kibon", exibido pela Record.
Antes de trabalhar na Globo em 1969 – começou como operador de videoteipe – ele passou pela TV Rio, pela Excelsior e pela Tupi. Talma integrou a primeira equipe do "Fantástico", além de editar o "Globo Repórter" e o musical "Globo de Ouro".
Chegaria à dramaturgia em 1972 na novela "Selva de Pedra", com texto de Janete Clair e direção de Walter Avancini. Seu primeiro trabalho como diretor foi em "O Grito" (1975), de Jorge Andrade.
O diretor ainda teve duas passagens pela Bandeirantes, nos anos 1970 e 1980, onde dirigiu o programa "Rosa e Azul" e a novela "Campeão".
Como diretor executivo da Central Globo de Produção, criou os seriados "Armação Ilimitada" (1985) e "Anos Dourados" (1986). Nos anos 1990, foi um dos responsáveis pela criação do "Casseta e Planeta, Urgente" (1994) e de "Malhação" (1995).
Os últimos projetos do diretor na TV foram a segunda versão das novelas "O Astro" (2011) e "Gabriela" (2012), além do seriado "Pé na Cova", em 2013.
Roberto Talma deixa três filhos, Raphael Bethlem Vieira, Stephan Borges Vieira e Matheus Faloppa Vieira.  (fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/04/1620016-morre-no-rio-aos-65-o-diretor-de-tv-roberto-talma.shtml?cmpid=facefolha)

 .................................................................................................


Nenhum comentário:

Postar um comentário