>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

sábado, 18 de abril de 2015

18/04/2015 - sábado - DIA NACIONAL DOS AMIGOS,,,

18/04/2015 - sábado

Dia do Amigo - comemoração do Brasil criada a partir de ideia patenteada pela médica brasileira da Bahia, Dra. Kleyde Lopes, com o objetivo de que o mesmo não fosse confundido com o Dia da Amizade. 
O Dia Internacional do Amigo é 20 de julho. Melhor para nós brasileiros que temos duas datas para homenagearmos pessoas importantes que fazem parte da nossa vida.
........................................................................................................


Um País se Faz com Homens e livros!
Monteiro Lobato
Dia Nacional do Livro Infantil e de Monteiro Lobato - para marcar a data do nascimento do escritor brasileiro de livros infantis, Monteiro Lobato, que veio ao mundo em 18/04/1882.
MONTEIRO LOBATO FARIA 133 ANOS
Monteiro Lobato
JOSÉ RENATO MONTEIRO LOBATO
Nascimento: 18/04/1882, Fazenda em Taubaté, São Paulo, Brasil
Filiação: José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Augusta Monteiro
Casamento: filho Guilherme
Falecimento: 05/07/1948, São Paulo, Brasil
Causa: Espasmo vascular
Jornalista, escritor e empresário; criado na zona rural, é alfabetizado pela mãe; destaca-se na literatura infantil e inicia a indústria do livro no Brasil publicando "Urupês" (1918), onde cria JECA TATU; primeiro livro infantil: "Narizinho" (1921); adido comercial em New York (1926 a 1931), luta pela defesa da soberania brasileira na questão do petróleo; na volta, incorpora a Cia. Petróleo Nacional (08/04/1932, com Lino Moreira, Edson Carvalho, etc.) e a Cia. Matogrossense de Petróleo (07/07/1938, com Vitor do Amaral Freire, Octalles Marcondes Ferreira, etc.), mas sofre resistência das autoridades e empresários, chegando a ficar preso 3 meses por ordem de Getúlio Vargas; flerta com a eugenia (aprimoramento genético da espécie humana) - prática desacreditada depois de ser deformada pelos nazistas; autor de "O Escândalo do Petróleo" (1936), suas obras constam de 30 volumes (13 de assuntos gerais e 17 de literatura infantil: 4.600 páginas).
"Não será mentindo às crianças que consertaremos as coisas tortas."

........................................................................................................

Dia de Allan Kardec - comemorado por adeptos do espiritismo, para marcar a data da publicação do 1º livro do Pentateuco Kardequiano: "O Livro dos Espíritos", que foi codificado pelo professor e pedagogo francês, além de codificador e sistematizador da Doutrina Espírita, Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido como Allan Kardec e lançado na cidade francesa de Paris, em 18/04/1857.  (fonte: datasdodia.net)
Dia Nacional do Livro Espírita e dos Espíritas -  para marcar a data da publicação do: "O Livro dos Espíritos", que foi codificado pelo professor e pedagogo francês, além de codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec e lançado em Paris, em 18/04/1857. 






........................................................................................................

DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS - Criado precisamente a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO, este dia tenta dar visibilidade aos monumentos e sítios (arqueológicos,  bairros históricos, etc).

Um monumento é uma estrutura construída por motivos simbólicos e/ou comemorativos, mais do que para uma utilização de ordem funcional. Os monumentos são geralmente construídos com o duplo objetivo de comemorar um acontecimento importante, ou homenagear uma figura ilustre, e, simultaneamente, criar um objeto artístico que melhorará o aspecto de uma cidade ou local. Estruturas funcionais que se tornaram notáveis pela sua antiguidade, tamanho ou significado histórico, podem também ser consideradas monumentos.
........................................................................................................


Dia Internacional do Radioamador ou "International Amateur Radio Day" - comemoração instituída para marcar a data de 18/04/1925, em que foi fundada a "International Amateur Radio Union" ou União Internacional do Radioamador, surgida pela iniciativa do radioamador norte-americano, e fundador/presidente da "American Radio Relay League" ou Liga Americana de Rádio, Hiram Percy Maxim, que, em viagem particular pela Europa, reuniu-se, a pedido dos diretores da Liga,  com representantes de sete países europeus, tendo em mente, encorajar a cooperação internacional entre os radioamadores.  (fonte: datasdodia.net)

........................................................................................................

NA HISTÓRIA
18/04/1857 - Lançamento de "O LIVRO DOS ESPÍRITOS", que marca o nascimento do ESPIRITISMO, na França, por ALLAN KARDEC.

........................................................................................................

18/04/1906 - O Grande Terremoto de São Francisco (Califórnia), da falha de San Andreas e com tremor 8.0 na escala Richter que matou centenas de pessoas aconteceu às 5:14 da manhã. 
18/04/1955 - MORRE ALBERT EINSTEIN
Albert Einstein
ALBERT EINSTEIN
Nascimento: 14/03/1879, Ulm, fronteira com a Suíça, Alemanha
Filiação: Hermann Einstein e Pauline Koch
Casamento: Mileva Maric (06/01/1903 a 14/02/1919, divórcio); 3 filhos: Lieserl (01/1902), Hans Albert (14/05/1904) e Eduard (cerca de 1908); Elsa Lowenthal (02/06/1919 a 20/12/1936, sua morte): 2 filhos
Falecimento: 18/04/1955, 1:15 h, hospital, Princeton, New Jersey, Estados Unidos
Causa: Rompimento da aorta

Jornal do Brasil: Terça-feira, 19 de abril de 1955
Albert Einstein, o mais ilustre físico da era moderna e um dos mais brilhantes cérebros de toda a história do mundo científico, deixou de existir aos 76 anos de idade.

Nasceu na cidade de Ulm, Alemanha, a 14 de março de 1879. No ano seguinte a família de Einstein mudou-se para Munique, onde seu pai abriu uma pequena fábrica de artefatos elétricos.


Na escola não revelou interesse por disciplina alguma, exceto matemática. Ao concluir o ensino superior na Escola Técnica de Zurique tentou tornar-se professor, mas não conseguiu e empregou-se como funcionário do Escritório de Patentes de Berna, em 1901.

No ano de 1905 Einstein, então com 26 anos e técnico em patentes, lançou a idéia da Relatividade Especial, rompendo com as idéias clássicas de espaço e tempo absolutos. Na nova formulação essas grandezas dependem do observador, o que leva a resultados surpreendentes, como a invariância da velocidade da luz e a equivalência de massa e energia, fundamento das usinas nucleares e da bomba atômica.


Em 1916 Einstein, agora professor em Berlim, publicou uma extensão da Relatividade Especial para envolver a gravitação universal, o que constituiu a Relatividade Geral. Esta teoria generaliza a Lei de Newton e constitui a base para se compreender a origem, a estrutura e a evolução do Universo, incluindo o Big Bang e os buracos negros. Conquistou o Premio Nobel em 1921, com a teoria sobre o efeito fotoelétrico, que mais tarde contribuiu para a invenção das fotocélulas e da televisão.

Em 1932 emigrou para os Estados Unidos e tornou-se cidadão americano. Após a Guerra fez-se paladino do sionismo e denunciou as perseguições do nazismo contra os judeus.

Deus não joga dados com o universo

Durante toda a vida Einstein mostrou-se desconfortável com a Física Quântica que, irônicamente, ele próprio ajudara a criar com a sua interpretação do efeito fotoelétrico. Ele rejeitava o uso de probabilidades na descrição última da natureza, e esperava que esta noção fosse apenas provisória.

Conta-se que em um debate com Niels Bohr, um dos pioneiros da Física Quântica, Einstein, agnóstico por natureza, teria argumentado que "Deus não joga dados com o Universo", ao que Bohr teria retrucado com "Pare de dizer a Deus o que Ele deve fazer". Einstein era profundamente pacifista.(jblog.com.br).

........................................................................................................

18/04/1982 - Criação do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.


........................................................................................................


18 de abril de 1998 - O adeus a Nelson Gonçalves, o último boêmio

Nelson Gonçalves
ANTÔNIO GONÇALVES SOBRAL
Nascimento: 01/06/1919, Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, Brasil
Filiação: Manuel
Casamento: Lourdinha Bittencourt (1952 a 1959); casa-se com Maria Luiza da Silva Ramos (1984); em seus 3 casamentos tem 7 filhos (inclusive Margareth)
Falecimento: 18/04/1998, cerca das 21:00 h, no apartamento da filha Margareth, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Parada cardíaca

Coração máta Nelson Gonçalves. Jornal do Brasil, 19 de abril de 1998.
Morreu as 21h15, o cantor Nelson Gonçalves, 78 anos, vítima de uma fulminante parada cardíaca, enquanto conversava com a filha Margareth na casa dela na Gávea, onde esteve hospedado nos últimos seis meses de vida. Não houve tempo sequer para o recebimento de atendimento médico.Nelson estava se submetendo a uma série de exames de praxe nos últimos tempos, não sofrendo de qualquer doença mais grave.

Antônio Gonçalves Neto nasceu em Santana do Livramento, RS no ano de 1919. Ainda criança mudou-se para São Paulo, mas foi no fim da década de 30, ao seguir para o Rio que começou a conquistar seu público. Desde o samba de estréia, Sinto-me bem, de Ataulfo Alves, até as últimas gravações, manteve-se fiel ao estilo marginal romântico, cantando músicas de forte apelo popular, como Fica comigo esta noite.

Adorado pelas fãs e considerado o sucessor de Orlando Silva nos anos 40, o cantor superou problemas com drogas entre as décadas de 50 e 60, e dizia viver um momento especial em sua carreira. Até o fim da vida, continuou vendendo a média de 100 mil discos por ano. Mas nunca se considerou um fenômeno. Certa vez, falando de seu maior ídolo, Frank Sinatra, se definiu: "Sinatra sim, é um verdadeiro fenômeno. Eu não. Sou um cantor como outro qualquer".

Entre os maiores sucessos da carreira do cantor estão: Maria Bethânia, Último desejo, Fica comigo esta noite, Normalista e A volta do boêmio.

Nelson, que cantou: "Só pretendo morrer depois de 2001", não conseguiu chegar até lá. O boêmio não mais regressa. (jblog.com.br). .......................................................................................................
      

PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 18/04/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão Sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
Sábado, 18 de abril


Yara Mady Bertolini
fazendo 72 anos de idade



Iyamu Treasure
fazendo 29 anos de idade



Rosangela Pires
fazendo 40 anos de idade



Raffaela Seissel
fazendo 19 anos de idade



Pamela Alves
fazendo 25 anos de idade



Francisco Galiotti Neto Galiotti
fazendo 75 anos de idade



Larissa Lungow Piccolo
fazendo 29 anos de idade



Pra Izabel Gouveia Vieira
fazendo 46 anos de idade


Caio Cézar
fazendo 27 anos de idade

Jéssica Araújo



Mary Souza


Roberto Turci
fazendo 71 anos de idade
....................................................................
Aniversariantes 18 de abril (menos famosos) 
 www.projetovip.net
LEMBRANDO WALTER AVANCINI 
Walter Avancini
WALTER NUNCIATO ABREU AVANCINI
Nascimento: 18/04/1935, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil
Filiação: Pedro e Carmen
Casamento: filhos Alexandre (1965), Andréa (1966) e Antonia (1989)
Falecimento: 26/09/2001, Clínica São Vicente, Gávea, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: Câncer na próstata
Ator (estréia em "Quase no Céu", 1949), diretor (estréia em "Melodia Fatal", 1964), produtor (estréia em "Indulto de Natal", 1975) e escritor (estréia com "Indulto de Natal", 1975); destaca-se dirigindo mais de 50 telenovelas na Rede Globo, como "Selva de Pedra" (1972), "Pai Herói" (1979), "Mandacaru" (1997), etc.
........................................................................................


MÁRCIA HAYDÉE FAZ 77 ANOS
Márcia Haydée
MÁRCIA HAYDÉE

Nascimento: 18/04/1937, Brasil

Bailarina clássica de fama internacional; diretora do Balé Nacional de Stuttgart, Alemanha (1976); nos últimos 30 anos só dança o que é criado exclusivamente para ela.





..................................................................................................


ANTONIO FAGUNDES FAZ 66 ANOS
Antonio Fagundes
ANTONIO JOSÉ DA SILVA FAGUNDES FILHO
Nascimento: 18/04/1949, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Clarisse Abujamra (divórcio): filhos Antônio, Diana e Dinah; Mara Carvalho (divórcio): filho Bruno
Ator de teatro (estréia em "Farsa de um Cangaceiro", 1966), cinema (estréia em "Sandra, Sandra", 1968) e de TV (estréia em "Nenhum Homem é Deus", 1969); destaca-se em filmes como "A Noite das Fêmeas" (1976), "Pra Frente, Brasil" (1982), "Leila Diniz" (1987), etc. e em telenovelas da Rede GLOBO como "Dancin' Days" (1978), "Rainha da Sucata" (1990), "Duas Caras" (2007), etc; participa da primeira montagem brasileira do musical "Hair" (1969).



..................................................................................................


CISSA GUIMARÃES FAZ 58 ANOS 
Cissa Guimarães
BEATRIZ GENTIL PINHEIRO GUIMARÃES
Nascimento: 18/04/1957, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Casamento: Paulo César Peréio (1976 a 1990, divórcio); filhos João Velho e Thomaz; Raul Mascarenhas (4 anos): filho Rafael (morre em 2010, atropelado);
Apresentadora e atriz de TV (estréia na novela "Coração Alado", 1980) e cinema (estréia em "Menino do Rio", 1982); destaca-se em novelas da Rede Globo, mas afasta-se em 1987; apresenta o programa "Vídeo Show" (Rede Globo) e retorna aos folhetins 15 anos depois.  


..................................................................................................


GAROTINHO FAZ 55 ANOS
Garotinho
ANTHONY WILLIAM MATHEUS DE OLIVEIRA
Nascimento: 18/04/1960, Campós, Rio de Janeiro, Brasil
Jornalista, apresentador de rádio e político; Prefeito de Campos (1982 e 1988); Governador do Rio (1998 a 2002); candidato a Presidência (2002), perde no primeiro turno das eleições.







..................................................................................................


ADRIANE GALISTEU FAZ 42 ANOS
Adriane Galisteu
ADRIANE GALISTEU
Nascimento: 18/04/1973, 12:00 h, São Paulo, São Paulo, Brasil
Casamento: Roberto Justus (10/12/1998 a 08/1999, divórcio); Alexandre Iódice (empresário): filho Vittorio (04/08/2010)
Modelo (estréia num anúncio do MCDONALDS, 1982), apresentadora de TV e atriz de teatro (estréia com a peça "Deus lhe Pague", 1999) e cinema (estréia em "Coisa de Mulher", 2005); impulsiona a carreira com o namoro com o piloto Ayrton Senna; capa da revista "Playboy" (08/1995); destaque com programas nas TVs Gazeta, MTV, Rede TV!, Record e SBT; autora do livro "O Caminho das Borboletas" (1995, sobre seu relacionamento com Senna).

Adriane Galisteu

  • Nome completo Adriane Galisteu
  • Idade 42 anos
  • Data de nascimento 18/04/1973
  • Signo Áries
  • Twitter @GalisteuOficial



..................................................................................................

MINEIRINHO FAZ 40 ANOS
Mineirinho
SANDRO DIAS
Nascimento: 18/04/1975, Santo André, São Paulo, Brasil
Skatista, começa no esporte em 1985; profissionaliza-se (1995) e é tido como o "Rei do 540"; terceiro atleta do mundo a acertar a manobra "900" e primeiro a voltá-la durante sua linha numa competição; Penta-Campeão Mundial pela "World Cup Skateboarding" (2003, 2004, 2005, 2006 e 2007), Tri-Campeão Europeu (2001, 2003 e 2005) e ouro nos X Games de Los Angeles (2006).




..................................................................................................

PEDRO MARIANO FAZ 40 ANOS
Pedro Mariano
PEDRO CAMARGO MARIANO
Nascimento: 18/04/1975, São Paulo, São Paulo, Brasil
Filiação: César Camargo Mariano (pianista) e Elis Regina (cantora); tem os irmãos: Maria Rita (cantora), João Marcello Boscoli (produtor) e Marcelo (instrumentista)
Músico e cantor popular; começa cantando em shows escolares e gravando "jingles"; primeira gravação: "João Marcello Bôscoli & Cia" (1995, SONY MUSIC); primeiro disco solo: "Pedro Camargo Mariano" (1997, SONY MUSIC); sucesso com músicas como "Estrela de Papel" , "Ventania", "De Repente", etc.


..................................................................................................

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário