>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

25/02/2015 - quarta-feira - MORRE MÁRIO DE ANDRADE e TENNESSE WILLIANS, NASCE RENOIR e GEORGE HARRISON...

25/02/2015 - quarta-feira
Jornal do Brasil: Terça-feira, 27 de fevereiro de 1945 - página 8

25/02/1945 - A morte de Mario de Andrade 

"O Brasil sofreu, em seu patrimônio espiritual, uma grande e profunda perda: a morte de Mário de Andrade. O ilustre poeta paulista sucumbiu

a um ataque de angina do peito, e a sua morte representou a mais brutal das surpresas para os seus amigos. Sua vida foi dedicada ao estudo, à meditação e à pesquisa. Pertencendo àquela melancólica geração que alvoreceu para a vida quando estava no auge a primeira conflagração mundial, deixou refletir em seu espírito dores e angústias daquele momento crucial do mundo. Seu primeiro livro foi publicado em 1917 com o título: Há uma gota de sangue em cada poema". Jornal do Brasil


Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Mario Raul de Morais Andrade nasceu em São Paulo no ano de 1893 e diplomou-se no Conservatório Dramático e Musical. Foi um dos expoentes do movimento artístico que se iniciou no Brasil depois da Primeira Grande Guerra: o Modernismo. Incentivador das revistas da nova tendência em fase de afrimação, como a Klaxon e a Terra Roxa, teve participação fundamental na Semana de Arte Moderna de 1922, ao lado de Graça Aranha, Menotti del Picchia e Oswald de Andrade, estabelecendo uma nova ordem poética literária no Brasil.

Conciliou a vida de poeta com estudos sobre o folclore brasileiro, sua outra grande paixão. Em viagens a diferentes regiões do Brasil recolheu um acervo vasto e precioso sobre as tradições e crenças populares nacionais. Experiência que lhe proporcionou atingir sua criação máxima, o romance Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, síntese sarcástica da formação da sociedade brasileira.

Deixou sua contribuição na criação de idéias inovadoras ainda em contos, crônicas e ensaios.

A atualidade do herói sem caráter
Lançado em 1928, Macunaíma mantém-se como uma das obras mais relevantes da literatura nacional. Um dos ícones da vanguarda literária do Modernismo, o romance é um rompimento com influências literárias européias, em busca de uma temática genuinamente nacional, compreendendo uma nova lingüística, o enaltecimento da narrativa e a focalização na cultura regional brasileira.

Com a mesma autoridade, discute temas ainda hoje atuais, incitando polêmicas e questionamentos através de uma reflexão crítica sobre a personalidade e os valores do homem brasileiro. (www.jblog.com.br)
SINOPSE:
Mário de Andrade
MÁRIO RAUL DE MORAES ANDRADE
Nascimento: 09/10/1893, Rua Aurora 320, São Paulo, Brasil
Casamento: Sua vida íntima ainda é uma incógnita, mas há indícios de ter sido homossexual
Falecimento: 25/02/1945, em sua casa na Rua Aurora 320, São Paulo, Brasil
Causa: Infarto fulminante
                UMA FRASE:
"É melancólico chegar assim, no crepúsculo, sem contar com a solidariedade de si mesmo. Eu não posso estar satisfeito de mim, com o meu passado que não é mais meu companheiro. Eu desconfio do meu passado."  


.......................................................................................

25/02/1983 - MORRE TENNESSE WILLIANS - 
Ousado, escandaloso e fascinante
A morte de Tennessee Williams. Jornal do Brasil: Sábado, 26 de fevereiro de 193.
"O que significa ser um escritor? Eu diria que significa ser livre" - disse Tennessee Williams em suas Memórias publicadas em 1975. Segundo o famoso dramaturgo americano - autor de peças como Um Bonde Chamado Desejo, Gata em Telhado de Zinco Quente, De Repente, no Último Verão e O Doce Pássaro da Juventude - essa necessidade de ser livre só deveria extinguir-se com a morte, que para ele chegou, solitariamente. Thomas Lanier Williams, 71 anos, foi encontrado morto, num quarto de hotel em Nova Yorque, vítima de um ataque cardíaco.(jblog.com.br) 
SINOPSE:
Tennessee Williams
 THOMAS LANIER WILLIAMS
Nascimento: 26/03/1911, Columbus, Mississipi, Estados Unidos
Filiação: Cornelius Williams (vendedor de sapatos) e Edwina Dakin; tem os irmãos Dakin e Rose
Casamento: Homossexual, relaciona-se com Frank Merlo (1947 a 1963, quando morre de câncer)
Falecimento: 25/02/1983, em seu quarto no Hotel Elysee, New York, Estados Unidos
Causa: Engasga-se com uma tampa de garrafa (indícios de que estaria drogado)
Dramaturgo e escritor; graduado na Universidade de Iowa (1938), é recusado pelo USARMY, sendo obrigado pelo pai a deixar o jornalismo; torna-se alcoólatra, tendo que se internar num sanatório; autor de peças como "The Glass Menagerie" (1945,sua primeira peça realmente estruturada), "The Rose Tattoo" (1952), "The Night of the Iguana" (1961, "A Noite do Iguana"), etc; escolhe o nome "Tenessee" em função dos 2 anos feliz em que passa em Nashville; PULITZER por "A Streetcar Named Desire" (1948, "Um Bonde Chamado Desejo") e por "Cat on a Hot Tin Roof" (1955, "Gata em Teto de Zinco Quente"); Medlaha Presidencial da Liberdade (1980, dada por Jimmy Carter).
“Há um tempo de partir, mesmo quando não se tem lugar certo para ir”

 ..................................................................................................

25/02/1841 - NASCEU RENOIR , NASCE RENOIR, O GÊNIO IMPRESSIONISTA
DANCE IN BOUGIVAL - RENOIR 1882
25/02/1841 - NASCEU RENOIR 
Renoir
 PIERRE AUGUSTE RENOIR
Nascimento: 25/02/1841, 6:00 h, Limoges, França
Filiação: Leonard Renoir e Marguerite Merlet
Casamento: Vive com Aline Charigot; filhos: Pierre (1885), Jean (1894) e um terceiro (1901)
Falecimento: 03/12/1919, Cagnes, França
Causa: Doença reumática (já sem o movimento dos dedos e dos punhos)
Pintor, junto com Monet forma o núcleo do Impressionismo; tem suas obras revolucionárias ridicularizadas no início da carreira; recicla-se com os renascentistas italianos (1881); descobre que traço firme e riqueza de colorido são incompatíveis e inicia uma fase mais alegre (1890), com cores e luminosidade mais intensa.



                                          Le Moulin de la Galette (1876)

 Sua primeira exposição artística ocorreu em Paris, no ano de 1864. Porém, não conseguiu muito reconhecimento. O reconhecimento veio somente em 1874, durante a primeira exposição de artistas da nova escola impressionista. Em 1874, sua pintura Le Moulin de la Galette foi reconhecida como uma grande obra de arte impressionista.

NOTA: A tela "Le Moulin de la Galette" de 1876, foi arrematada por US$ 78 100 000,00 em 2002.

.......................................................................

25/02/1943 - NASCEU GEORGE HARRISON
George Harrison
 GEORGE HARRISON
Nascimento: 25/02/1943, em casa, Arnold Grove 12, Wavertree, Merseyside, Liverpool, Inglaterra
Filiação: Harold Harrison (motorista de ônibus e ex-marinheiro) e Louise French (dona de casa)
Casamento: Pattie Boyd (21/01/1966 a 09/06/1977, divórcio); Olivia (01/09/1978 a 29/11/2001, sua morte): filho Dhani (01/08/1978)
Falecimento: 29/11/2001, numa das casas de Paul McCartney, Beverly Hills, Los Angeles, California, Estados Unidos
Causa: Câncer no pulmão
Músico (guitarrista), ator cinematográfico (estréia em "A Hard Day's Night", 1964), cantor e compositor da banda de "rock" THE BEATLES (1962 a 1970); autor de sucessos como "Long, Long, Long", "Here Comes the Sun", "Taxman", etc; atua em filmes como "Life of Brian", "Water", "Shanghai Surprise", etc; OSCAR de Música por "Let It Be" (1970).



............................................................................................


NOS ESTADOS UNIDOS:
Dia de Todos se Alimentarem Bem ou "Let´s All Eat Right Day"

Comemoração listada em vários calendários dos Estados Unidos da América, para marcar a data do nascimento da escritora e nutricionista estadunidense, Daisie Adelle Davis [Adelle Davis], que veio ao mundo em 25 de fevereiro de 1904, e que se tornou conhecida como uma defensora para posturas nutricionais bastante específicas e controversas, tendo ganho grande destaque na mídia norte-americana, convertendo-se na nutricionista mais reconhecida no país dos ianques entre as décadas de 1960 e 1970, ao defender o uso de produtos alimentares integrais não transformados, criticar aditivos alimentares, e afirmar que os suplementos dietéticos e outros nutrientes, desempenhavam um grande papel na prevenção de doenças e na restauração da saúde, quando uma pessoa estivesse se recuperando de uma doença, além de escrever uma série de livros tendo em mente uma vida saudável com base em suas idéias, muito embora ela tenha sido duramente criticada por seus colegas estadunidenses da nutrição, por conta de muitas das recomendações feitas por ela, pois as mesmas não eram amparadas pela literatura científica de então, algumas das quais chegaram mesmo a serem consideradas perigosas Fonte: http://diasde.com/25-de-fevereiro/#ixzz3SZUPOjDw

 ................................................................................

NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 
Dia do Agronegócio
comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.627 de 23 de dezembro de 2008 e Lei Nº 3.945 de 4 de agosto de 2010, para marcar a data do nascimento do médico brasileiro e pecuarista sul-matogrossense, Hélio Martins Coelho, que veio ao mundo em 25 de fevereiro de 1926, e que foi um dos pioneiros do setor agropecuário no Mato Grosso do Sul, com o que essa data comemorativa pretende homenagear todos os produtores rurais sul-mato-grossenses

Fonte: http://diasde.com/25-de-fevereiro/#ixzz3SZVsWggD


 ......................................................


PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 25/02/2015 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória)
QUARTA, 25 DE FEVEREIRO

fazendo 34 anos de idade


fazendo 38 anos de idade


fazendo 31 anos de idade


fazendo 38 anos de idade


fazendo 30 anos de idade

..................................................................

Aniversariantes 25 de fevereiro
www.projetovip.net
HÁ 115 ANOS NASCIA MADAME SATÃ
Madame Satã
JOÃO FRANCISCO DOS SANTOS
Nascimento: 25/02/1900, Glória de Goitá, Pernambuco, Brasil
Falecimento: 11/04/1976, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Marginal e transformista; personagem folclórico e emblemático do bairro carioca da Lapa, analfabeto, negro e homossexual; bom cozinheiro, bom de briga e capoeirista, trabalha como segurança, sendo preso várias vezes; ganha o apelido no Carnaval de 1942, ao desfilar no bloco "Caçador de Veados" com a fantasia "Madame Satã" (do filme homônimo, sucesso então)
...........................................

HÁ 90 ANOS NASCIA PEDRO DE LARA
Pedro de Lara
PEDRO DE LARA FERREIRA DOS SANTOS
Nascimento: 25/02/1925, Bom Conselho, Pernambuco, Brasil
Casamento: Mag
Falecimento: 13/09/2007, cerca das 12:00 h, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Causa: câncer na próstata
Radialista (Rádio Atual) e ator comediante, estréia na TV no programa do Chacrinha (1964, TV TUPI) como jurado e, depois no "Show de Calouros" (SBT, anos 1970) e "Programa do Bozo" (anos 1980); em 38 anos de carreira, é astrólogo, escritor ("Livro da Sabedoria", "A Porta Proibida", etc.) e empresário da esposa; conhecido por carregar flores e pelo jeito turrão.
“Todo pai corujão faz do seu filho um bobão”.


...........................................

HÁ 65 ANOS NASCIA NÉSTOR KIRCHNER
Néstor Kirchner
NÉSTOR CARLOS KIRCHNER
Nascimento: 25/02/1950, Rio Gallegos, Província de Santa Cruz, Patagônia, Argentina
Filiação: Néstor Kirchner (carteiro) e Maria Juana Ostoic (chilena)
Casamento: Cristina Elisabet Fernández, Presidenta (09/03/1975 a 27/10/2010, sua morte): filhos Máximo e Florencia
Falecimento: 27/10/2010, clínica, El Calafate, Patagonia, Argentina
Causa: Parada cardíaca (após infarto em casa)
Advogado e político; forma-se em Direito pela Universidade Nacional de La Plata (1976); dirigente estudantil, milita em grupos com contatos com os montoneros (terroristas de inspiração marxista); entra para o Partido Peronista (anos 1970); advogado com sua esposa em escritório próprio na Patagônia (até 1983); Presidente da Caixa de Previdência Social (1983 a 1984); Prefeito de Rio Gallegos (1987 a 1991); Governador de Santa Cruz (1991) e Presidente da UNASUL; Presidente (25/05/2003 a 10/12/2007), é adepto do populismo econômico, aumentando os gastos do Estado e provocando enorme déficit público e inflação; congela preços, maquia estatísticas oficiais e limita a venda de carne para o exterior; elege sua esposa para substitui-lo (2007) e, durante o período em que o casal fica no poder, seu patrimônio aumenta em 710%; diabético, faz 2 cirurgias no coração (2010).


...........................................

PEPE FAZ 80 ANOS
Pepe
JOSÉ MACIA
Nascimento: 25/02/1935, Santos, São Paulo, Brasil
Filiação: Pais imigrantes espanhóis; tem os irmãos Silvinho e Mário (ambos falecidos)
Casamento: Lélia (4 filhos, incluindo Clotilde, "Clô", modelo)
Jogador de futebol (ponta); ídolo do SANTOS/SP (1955 a 1970, seu segundo maior artilheiro: 750 jogos, 405 gols); tido como "Canhão da Vila", participa da seleção (40 jogos, 22 gols); Bi-Campeão Mundial (1958 e 1962), Libertadores da América (1962 e 1963) e paulista (1955, 1956, 1958, 1960 a 1962, 1964, 1965, 1967 a 1969); ao encerrar a carreira nos gramados, torna-se técnico.
...........................................

REGINA CASÉ FAZ 61 ANOS
Regina Casé
REGINA MARIA BARRETO CASÉ
Nascimento: 25/02/1954, Casa de Saúde São José, Botafogo, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Filiação: Geraldo Cesar Casé e Heleida Barreto
Casamento: Hamilton Vaz Pereira e Luiz Zerbine (filha: Benedita, 1990)
Atriz de teatro (1977), cinema (estréia em "Chuvas de Verão", 1977) e TV (programas humorísticos e telenovelas da Rede Globo); Prêmio Moliére por "Trate-me Leão"; Grande Prêmio Cinema Brasil por "Eu, Tu, Eles"; tem mais de 100 vasouras de diversas procedências penduradas no teto de sua casa de Mangaratiba.

...........................................
 

QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE          

 DOMÊNICO (em memória)

Nenhum comentário:

Postar um comentário