>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

16/12/2014 - terça-feira - GLENN MILLER e RASPUTIN são os homenageados...

16/12/2014 - terça-feira

16 de dezembro de 1944: Glenn Miller desaparece nos ares a caminho de Paris

Glenn Miller. Reprodução
Um teco-teco decola e se perde entre nuvens em tecnicolor para nunca mais ser visto. Em seguida, uma mulher ouve pelo rádio a notícia do desaparecimento de seu marido e começar a assoviar Moonlight Serenade...

As cenas finais de The Glenn Miller story(1953), devem ter habitado o imaginário de grande parte do público que acompanhou a trajetória do homem que, com sua orquestra, fez o mundo inteiro dançar ao ritmo do swing. Na vida real, foi muito mais dramático. A esposa de Glenn, Helen, nunca se conformou, nem acreditou que ele tivesse morrido.
Glenn Miller alcançou estrondoso sucesso na década de 30. Em 1942, alistou-se nas Forças Armadas, que estrategicamente concedeu-lhe a patente de capitão com instruções para formar uma Banda militar e promover apresentações junto aos soldados aliados. No final de 1944, já com Paris libertada, a Banda se preparava para uma turnê de seis semanas pela Europa. Promovido a major, Miller decidiu viajar na véspera para Paris, a fim de organizar os preparativos para a chegada do grupo e partiu na noite de 15 de dezembro num pequeno Norseman. No dia seguinte, quando a Banda chegou a Paris, tomou conhecimento que o avião em que ele embarcara, não chegou à França. (fonte: jblog.com.br) 
SINOPSE:
Glenn Miller
 ALTON GLENN MILLER
Nascimento: 01/03/1904, Clarinda, Iowa, Estados Unidos
Filiação: Elmer e Mattie Lou Miller
Falecimento: 16/12/1944
Causa: Acidente aéreo (desaparece num C-64 com sua orquestra em viagem da Inglaterra para a França
Músico (trombonista), compositor e maestro, um dos mais populares da Era do "swing"; inicia a carreira na banda de Ben Pollack (1926); toca em diversas "jazz bands" até fundar a sua: Glenn Miller Orchestra" (1938); militar voluntário na II Guerra Mundial (1942), inova nos arranjos das marchas militares formando a banda "Army Air Force Band"; destaca-se com sucessos como "Moonlight Serenade", "In the Mood", etc.
......................................................................................................

RASPUTIN


GRIGORI RASPUTIN
(Monge e charlatão russo)
Rasputin

GRIGORI IFIMÓVITCH NOVY
Nascimento: 23/01/1864, Pokrovskoie, Tobolsk, Rússia
Falecimento: 16/12/1916, Petrogrado (atual São Petersburgo), Rússia
Causa: Assassinado (envenenado com um bolo, não morre e é agredido, baleado e atirado inconsciente no rio Neva, morrendo por afogamento/congelamento)
Monge, visionário e Conselheiro do período czarista; introduzido e protegido na corte pela czarina Alexandra devido a seus dotes místicos (cerca de 1905), escandaliza pela devassidão; eminência parda na política imperial, acaba afastado por Nicolau II; acusado de espião alemão na I Guerra Mundial (1914). (projetovip.net). 

Um pouco mais:
Seu verdadeiro nome era Grigori Iefimovich Novy. Filho de camponeses e monge na Sibéria, Rasputin foi desde o ano de 1905 o favorito da czarina Alexandra Feodorovna, a quem prometeu curar a hemofilia de que sofria o seu filho Alexei. Por intermédio dela, conseguiu exercer certa influência sobre o czar Nicolau II e sobre suas decisões políticas. Depois de, em plena Primeira Guerra Mundial, o czar assumir o comando das tropas russas, Alexandra e o curandeiro dirigiram de fato a política interna do país. Rasputin foi assassinado numa conspiração da nobreza conservadora, e o regime czarista sobreviveu a ele apenas alguns meses, quando ocorreu a Revolução de 1917.(fonte: http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_918.html)
O Assassinato de Rasputin
                                             FAMÍLIA IMPERIAL RUSSA
O monge Grigori Rasputin, assassinado em 1916, foi um dos personagens mais enigmáticos e espantosos do período que antecedeu a Revolução Russa de 1917. Era uma mistura de homem santo milagreiro com o charlatanismo, que, sem ter formalmente nenhum cargo no governo imperial russo, exerceu uma enorme influência na última fase de vida da dinastia Romanov. (saiba mais: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/rasputin.htm) 
..................................................................................................

DIA DO TEATRO AMADOR - O teatro amador é praticado por pessoas que não têm formação acadêmica e que se dedicam a essa atividade por prazer, sem fazer dela um meio de vida. No teatro amador, são os próprios atores que escrevem o roteiro, montam a peça, constroem o palco, elaboram e confeccionam os figurinos etc. No Brasil, o teatro amador surgiu no século XVI, com a chegada dos jesuítas. O padre José de Anchieta foi o primeiro a utilizá-lo para catequizar os índios. A partir daí, as apresentações de grupos amadores passaram a fazer parte, oficialmente, das comemorações religiosas e cívicas.
Uma das marcas do movimento teatral amador é criticar o momento e a história da humanidade. (http://www.quiosqueazul.com.br)
..................................................................................................

Dia do Reservista do Exército -  comemorado no Brasil, conforme Decreto-Lei Nº 1.908 de 26/12/1939, para marcar a data do nascimento do poeta brasileiro, defensor do Serviço Militar Obrigatório e inspirador da Lei brasileira do Serviço Militar, Olavo Bilac, que também foi precursor da campanha pela alfabetização e autor da letra do Hino à Bandeira do Brasil. (fonte: www.olocutor.com) 
HÁ 148 ANOS NASCIA OLAVO BILAC

Olavo Bilac
OLAVO BRÁS MARTINS DOS GUIMARÃES BILAC
Nascimento: 16/12/1865, Rio de Janeiro, Brasil
Falecimento: 28/12/1918, Rio de Janeiro, Brasil
Jornalista e poeta, tido como a maior figura do parnasianismo brasileiro; usa pseudônimos para escrever romances e folhetins popularescos; membro fundador da ABL (Academia Brasileira de Letras) e propagandista do serviço militar obrigatório; causador do primeiro acidente automobilístico do Rio de Janeiro: na Rua da Passagem, Botafogo, com o carro importado da França do amigo José do Patrocínio, perde o controle e bate numa árvore (1901); declama o enfadonho discurso em louvor da inauguração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (14/07/1909).
Últimas palavras: "Dêem-me café, vou escrever!"
"A simpatia‚ como o amor, um sentimento que não raciocina." 
..................................................................................................

FESTIVAL DE SAPIENTIA – Na Roma antiga, este festival em honra à DEUSA DA SABEDORIA (Sophia ou Sapientia) durava dois dias. É um bom momento para pedir o esclarecimento da deusa sobre algum assunto de difícil solução. Acenda três velas amarelas unidas e concentre-se na chama. Peça a Sapientia que clareie sua mente e seus caminhos.
RECADO PARA AS MULHERES - Hagia Sophia é uma energia divina feminina, mediadora entre o céu e a Terra, que detém e compartilha o conhecimento universal do Logos e da sabedoria ancestral. Ela existe em todas nós mulheres e agora chegou a hora de prestar atenção à sua voz e agir de acordo com as leis da natureza, onde é sua morada, buscando inspiração, conhecimento intelectual e sintonia espiritual. Quanto mais conscientes agirmos na nossa vida, mais poderoso e recompensador será o conhecimento que encontraremos, fruto da árvore da sabedoria e verdade. Conscientes do nosso poder e da habilidade de criar, poderemos assumir a nossa condição inata de Filhas de Sophia, sacerdotisas da dança sagrada da vida e da Terra, artesãs dos nossos sonhos e realizações, reconhecendo e honrando a unidade e a interdependência da luz e escuridão, silêncio e palavra, razão e intuição, Espírito e matéria.
................................................................................................
  
Dia do São Paulo Futebol Clube -  comemorado no Estado de São Paulo, para marcar a data de fundação do clube, em 16/12/1935.

.................................................................................................

COISAS DE NORTE-AMERICANOS:
Dia Nacional de Chocolate Coberto com Qualquer coisa ou "National Chocolate Covered Anything Day" - comemorado nos Estados Unidos da América e listado no calendário de eventos da NCA - Associação nacional de confeiteiros ou "National Confectioners Association".
.....................................................................................................

16/12/2012
- Após vencer o Chelsea, Corinthians se consagra bi-campeão mundial interclubes.
..................................................................
PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 16/12 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades, Vanisa e Domênico (em memória).
TERÇA, 16 DE DEZEMBRO

Tales Koukdjian
fazendo 42 anos de idade

Eliana Severiano
fazendo 52 anos de idade

Andrea Indrigo
fazendo 45 anos de idade

Pitty Rirsch Rodrigues
fazendo 19 anos de idade

 fazendo 35 anos de idade
Franklin Da Silva Evangelista
fazendo 36 anos de idade
....................................................................


ANIVERSARIANTES 16/12 - (menos famosos):
www.projetovip.net
HÁ 244 ANOS NASCIA BEETHOVEN
Beethoven
LUDWIG VAN BEETHOVEN
Nascimento: 16/12/1770, Bonn, Nordhrhein-Westfalen, Sacro Império Romano-Germânico (atual Alemanha)
Filiação: Johann van Beethoven e Maria Magdalena Kewerich
Falecimento: 26/03/1827, assistido por sua cunhada, Breuning e Schindler, em Viena, Áustria
Causa: Cirrose hepática, agravada por uma pneumonia e infecção intestinal
Músico (pianista) e compositor erudito, tido como o primeiro artista moderno e o grande elemento de transição entre o Classicismo e o Romantismo; primeiras peças: 1781; começa a publicá-las (1793 a 1795); canhoto, com o rosto marcado pela varíola, tem a surdez diagnosticada em 1796, isolando-se e entrando em depressão; fica praticamente surdo em 1816; autor de obras-primas como "Sinfonia N* 3 em Mi Bemol Menor" (1803), "Sinfonia N* 9 em Ré Menor" (1822 a 1824), "A Grande Fuga, Op 133" (1825), etc.
Últimas palavras: “Plaudite, amici, comedia finita est." ("Aplaudam, amigos, a comédia acabou" ); a fómula tradicional para finalizar a "performance da commedia del arte".
"Ainda não se levantaram as barreiras que digam ao gênio: daqui não passarás."

.......................................................................................

HÁ 149 ANOS NASCIA SANTA PAULINA
Santa Paulina
AMABILE LUCIA VISINTAINER
Nascimento: 16/12/1865, Vigolo Vattaro, Trento, Império Austro-Húngaro (atual Itália)
Filiação: Napoleone Visintainer e Anna Pianese; família modesta
Falecimento: 09/07/1942, São Paulo, São Paulo, Brasil
Religiosa católica; emigra para o Brasil (1875); faz votos (1895) e torna-se irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus; funda a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição (atual Irmandade Santa Casa de Bragança Paulista); radicado no Ipiranga (1903, São Paulo), dedica-se a obras sociais, ocupando-se com crianças órfãs e ex-escravos; assume uma vida contemplativa (1918) e demonstra sérios problemas de saúde devido a diabetes (1938); tem o braço direito amputado e fica cega nos últimos meses.

.....................................................................................
JOÃO DÓRIA JÚNIOR FAZ 57 ANOS
João Doria Jr
JOÃO DÓRIA JÚNIOR
Nascimento: 16/12/1957, São Paulo, São Paulo, Brasil
Empresário, escritor, jornalista e publicidade; Presidente da PAULISTUR (1983 a 1986) e da EMBRATUR (1986 a 1988); professor de Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado (1981 a 1983); proprietário de empresas de publicidade como VIDEOMAX PRODUÇÕES, DORIA ASSOCIADOS e DORIA ASSOCIADOS EDITORA; colunista da revista "Isto É Dinheiro" (03/2009); uma das 100 Pessoas Mais Influentes (revista "Isto É", 2009); entrevistador e apresentador de TV; sucesso com programas como "Show Business" (mais de 3000 personalidades entrevistadas) e "Aprendiz Universitário" (TV RECORD).
...................................................................................



Nenhum comentário:

Postar um comentário