>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

18/11/2014 - terça-feira - BARTOLOMEU DE GUSMÃO E ALEIJADINHO SÃO OS HOMENAGEADOS...

18/11/2014 - terça-feira

BARTOLOMEU DE GUSMÃO
Bartolomeu Lourenço de Gusmão
Santos, SP, 1685
Toledo, Espanha, 18/11/1724
Foi sacerdote, cientista e inventor nascido no Brasil Colônia, famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional. Cognominado o padre voador, é uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial.
Foi suspeito aos olhos da Inquisição o seu próprio invento, pois nele perceberam obra de feitiçaria. Gusmão, destaca-se: o seu maior mérito está em haver sido o primeiro homem do novo mundo a apresentar um grande invento.(saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bartolomeu_de_Gusm%C3%A3o) 
Poucos sabem, mas não é só o balão de ar quente que consta na lista de inventos do Padre. Aos 13 anos, o garoto prodígio inventou uma espécie de bomba d’água, sanando o problema de abastecimento de água local. E, além desse, também criou um engenho movido à energia eólica, que resolveu a questão de alagamento dos portões das naus de longo curso. Na aparelhagem, o movimento do barco fazia funcionar uma bomba que, por meio de um parafuso de Arquimedes, aspirava a água dos porões. Bartolomeu de Gusmão faleceu em 1724, na Espanha, fugindo das atrocidades da Inquisição.
SINOPSE:

Bartolomeu
de Gusmão

 BARTOLOMEU LOURENÇO SANTOS (depois passa a assinar "DE GUSMÃO") Nascimento: 1685, Vila de Santos, São Paulo, Brasil Falecimento:18/11/1724, Toledo, Espanha Causa: Tuberculose Jesuíta, aeronauta e inventor; primeiro invento: bomba elevatória (para o abastecimento de água - primeira patente de um brasileiro); em Portugal (1708), inventa o primeiro balão, cheio de ar quente (1709); Capelão da Casa Real, tem privilégios na Corte, mas acaba perseguido pela Inquisição (1720) por se converter ao Judaismo (versões dizem por que se apaixonara pela freira Trigueirinha, amante de D. João V); foge para Espanha; conhecido como "o Padre Voador".
.................................................

HÁ 200 ANOS MORRIA O NOSSO ALEIJADINHO
                     suposto retrato de Aleijadinho
 realizado por Euclésio Mirando
Aleijadinho
 ANTONIO FRANCISCO LISBOA
Nascimento: 29/08/1730, perto de Bom Sucesso, Freguesia de N. Sra. da Conceição de Antonio Dias, Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, Brasil
Filiação: Manuel Francisco Costa Lisboa e Isabel
Falecimento: 18/11/1814, num estrado na casa de sua nora, Vila Rica (atual Ouro Preto), Minas Gerais, Brasil

Escultor, entalhador e arquiteto; uma das maiores figuras do barroco nacional, sofre de hanseníase (doença degenerativa, 1776) e porfíria (doença que causa feridas pelo corpo e sensível à luz), que acabam mutilando os dedos das mãos e pés (amarrava as ferramentas nas mãos para poder trabalhar); autor dos 12 Profetas (1800 e 1805, no adro da Igreja de Congonhas), 66 figuras em cedro da Via Crucis (1796, santuário da Igreja de N. Sra. dos Matosinhos) e imagens de santos, relicários, objetos sacros, etc; nos últimos anos, ajudado por 2 escravos, fica totalmente cego e impossibilitado de trabalhar.
800px-Aleijadinho_01
Cena do carregamento da cruz, na Via Sacra de Congonhas
402px-Aleijadinho-cristo-congonha
Detalhe do Cristo carregando a Cruz, naVia Sacra de Congonhas
450px-SFrancis-SJdelRei2-CCBYSA
 Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei


OBRAS DE ALEIJADINHO há décadas atrás, estávamos em Barbacena, hospedados na Escola de Cadetes, graças à Prof.ª LUCY RIBEIRO DE MOURA pois seu irmão era o Diretor - não me lembro sua patente, Comandante CAMARÃO. Fazíamos parte dum grupo de teatro do Colégio "Brasílio Machado", na Vila Mariana, em Sâo Paulo. Encenávamos "O Auto da Compadecida", de ARIANO SUASSUNA. Para alegria do grupo a esposa do Comandante nos levou, de ônibus, para Congonhas do Campo, se não me engano, para ver Os Passos de ALEIJADINHO. Havia um monitor, que começou a mostrar aquela grandiosa obra, quando a Senhora, de sotaque francês, começou a nos esclarecer várias coisas, dentre elas a de que somente os rostos e as mãos feitas pelo grande artista e o resto dos corpos pelos seus discípulos. Vera Regina Ribeiro de Moura e Laurindo Lalo Leal Filho - se não me falha a memória - faziam parte do grupo. Eu? Bem... era a Mulher do Padeiro, para quem conhece a peça teatral... - histórias que Dona Vanisa Razuk gosta! ‪#‎quesaudadesdaquelaturma‬!
hel mac mos
...................................................

 Dia Nacional do Conselheiro Tutelar -  para marcar a data da realização do 1º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares, realizado pelo Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares, na cidade de Luziânia-GO, em 18/11/2001.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos em lei. O conselho tem a responsabilidade de atender crianças e adolescentes em situação de risco, aplicando medidas de proteção, podendo requisitar serviços públicos na área da Saúde, Educação, Serviço Social, Previdência, Trabalho e Segurança, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

.......................................................................................
Dia da OAB -  conforme decreto assinado por Getúlio Vargas, para marcar a data da criação da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.


.......................................................................................
Dia Nacional do Exercício Físico promovido no Brasil pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Motivar a população a adquirir o hábito de fazer exercícios físicos diariamente com moderação.

.......................................................................................

Aniversário do MICKEY , 85 anos - O Mickey Mouse, um ícone do cinema americano, completa 85 anos hoje, 18/11, com esse ar de criança levada... 
Criado por Walt Disney, Mickey estreou nas telas dos cinemas em 18/11/1928, no filme Steamboat Willie, o primeiro desenho animado com som da história do cinema.
Mickey já participou de diversos filmes, milhares de programas de televisão e suas revistas em quadrinhos vendem milhões de exemplares no mundo inteiro.
Junto com a parceira, Minnie, o camundongo Mickey se tornou o maior anfitrião dos parques temáticos e a maior logo marca do império multiilionário iniciado por Walt Disney.

.......................................................................................

18 de Novembro Dia Nacional de Combate ao Racismo 

”Poucas pessoas sabem que hoje é o “Dia Nacional de Combate ao Racismo”. O racismo consiste em achar que existe uma raça ou cultura superior à outra, e ainda é uma realidade para alguns povos. No Brasil, fala-se muito em uma “democracia racial” onde todos teoricamente conviveriam bem. Entretanto, esse discurso cai por terra quando vemos que entre os 20% mais pobres da população brasileira estão 69,2% de negros. A maioria da população afro-descendente sofre ainda pelo passado colonial escravocrata. Pois a abolição não ofereceu condições para que o negro pudesse ter acesso às mesmas oportunidades que os brancos. Ainda que se tratando de um crime inafiançável, a segregação racial vai acontecendo e se infiltrando em diferentes setores, como no recrutamento feito pelas empresas, na publicidade, na televisão e no dia-a-dia das pessoas. O combate ao racismo é uma tarefa urgente para todos nós”. (http://www.linguagrandecultural.com/)

.......................................................................................
DATA CURIOSA:
Dia de Apoio aos Casados(as) com um Escorpião ou "Married to a Scorpio Support Day" - comemoração relacionada com o signo Escorpião do Zodíaco, pois acredita-se que o gênio das pessoas nascidas nesse signo seja mesmo bastante forte.

.......................................................................................
DIA DE ARDVI SURA - Ardvi Sura é a deusa persa das estrelas. Pegue um copo de cristal e encha-o com água da fonte (mineral). Deixe que a estrela mais brilhante que você vir reflita-se nele, enquanto conversa com Ardvi Sura. Tome a água e receberá as bençãos da deusa, que lhe fornecerá uma luz especial que a acompanhará a partir de então.
.......................................................................................
Curiosidade:  Dia a partir do qual o sol não nasce na cidade de Hammerfest (até 1 de fevereiro). Hammerfest é uma comunidade, cidade-porto da Noruega, no condado de Finnmark, com 847km² de área e 9 157 habitantes (censo de 2004), situada na ilha de Kvalo, a 480 km do Círculo Polar Ártico. É a cidade com mais de 6.000 habitantes mais a norte no mundo.
O seu magnífico porto é uma base de pesca baleeira das ilhas Svalbard.
Nesta cidade, o Sol não se põe de Maio a Setembro e não aparece de 18 de Novembro a 1 de Fevereiro.Esta cidade foi destruída pelas tropas alemãs em 1940.
.......................................................................................
Dia Estadual do Pesquisador Científico - para marcar a data da sanção da Lei de 1975, que criou a carreira de Pesquisador Científico no Estado.


.......................................................................................


NA HISTÓRIA: 

18/11/1307  - De acordo com a lenda, Guilherme Tell atirou uma flecha numa maçã na cabeça de seu filho.

Guilherme Tell visitava o vilarejo de Altdorf, quando ele atravessou a praça do mercado público sem dar atenção a um chapéu que estava pregado no alto de um poste. O estranho objeto havia sido colocado no mastro pelo prefeito Gessler, um representante autoritário do império austríaco dos Habsburgos nessa região de montanhas e camponeses. Todos os passantes eram obrigados a reverenciá-lo, sob pena de morte ou confisco de propriedades.  
Maçã na cabeça: A desobediência de Guilherme Tell foi descoberta pelas autoridades e ele terminou sendo preso. No dia seguinte, o herói seria punido em praça pública. Porém Gessler decidiu poupar a vida de Tell, se este conseguisse atirar uma flecha na maçã colocada sobre a cabeça do próprio filho. Guilherme Tell conseguiu perfurá-la, graças às suas habilidades. Porém os guardas acabam descobrindo que a manga da sua camisa escondia uma outra flecha. Ela seria utilizada para matar Gessler, caso tivesse ocorrido um acidente durante a prova. Condenado, Tell foi conduzido a um navio, que o levaria para a prisão no exílio. Porém uma forte tempestade obrigou a tripulação a libertá-lo para que ele, um exímio timoneiro, pudesse ajudar a salvar o barco. Ao se aproximar da costa, o guerreiro suíço pulou na margem e saiu correndo pela floresta. No terceiro dia, Guilherme Tell reapareceu na estrada que une o Gotthard a Zurique. Nesse momento passava o prefeito Gessler. Tell decidiu vingar-se e, escondido atrás de uma árvore, atirou uma flecha contra o tirano, o assassinando. Assim termina a lenda de Tell. A história da luta dos confederados pela independência continua nos séculos posteriores.(saiba mais: http://www.atzingen.kit.net/independencia.htm)

.......................................................................................
18/11/1626 - A Basílica de São Pedro em Roma foi consagrada pelo Papa Urbano Oitavo no dia 18 de novembro de 1626, aniversário da consagração da Basílica antiga.
A construção deste grandioso templo durou 170 anos, sob a direção de 20 Sumos Pontífices. Está construída na colina chamada Vaticano, sobre a tumba de São Pedro.
A Basílica de São Pedro mede 212 metros de comprimento, 140 de largura e 133 metros de altura na sua cúpula. Ocupa 15,000 metros quadrados. Não há outro templo no mundo que se compare em extensão. (saiba mais: http://es.catholic.net/sacerdotes/558/1778/articulo.php?id=39392)
Nota: O Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano ,  é o centro da Igreja Católica e uma cidade-estado soberana, cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km2) e com uma população de pouco mais de 800 habitantes, é o menor Estado do mundo, tanto por população quanto por área.(saiba mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vaticano) 


  • ......................................................................................


    PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DE 18/11 - Amigos do Facebook: ouça uma homenagem pela 92.5 FM, as 10, 12, 18 e 20 horas no programa Paixão sertaneja ou pelo site... Felicidades

    Amanhã, 18 de novembro

    Sueli Oliveira
    fazendo 64 anos de idade

    Jesse Navarro
    fazendo 39 anos de idade

    Adilson Santos
    fazendo 34 anos de idade


    Beth Silva
    fazendo 37 anos de idade
    Jornal da Orla


    Ana Carolina


    Jesse Navarro 



     ...........................................................................................

    ANIVERSARIANTES 18/11 - (menos famosos):

    www.projetovip.net
    HÁ 100 ANOS NASCIA IBERÊ CAMARGO
    Iberê Camargo

    IBERÊ BASSANI DE CAMARGO
    Nascimento: 18/11/1914, Restinga Seca, Rio Grande do Sul, Brasil
    Casamento: Maria Coussirat; tem uma filha - Gerci - fruto de um romance passageiro nos anos 1930
    Falecimento: 09/08/1994, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
    Pintor, gravador e professor; começa seus estudos na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria; radicado no Rio de Janeiro (1942), cursa a Escola Nacional de Belas Artes; um dos fundadores do Grupo Guignard (1943), passa a lecionar gravura; sua arte passa por várias fases, do expressionismo abstrato (do qual é o maior representante brasileiro) à volta radical do figurativismo do início da carreira; expõe nacional e internacionalmente e é preso por matar um desconhecido a tiros numa briga de rua em Botafogo (05/12/1980); confessadamente, não gosta de cachorros e crianças; no período final, sua arte torna-se mais sombria.

    .............................................................................

    HÁ 64 ANOS NASCIA TIM LOPES
    Tim Lopes
    ARCANJO ANTONINO LOPES DO NASCIMENTO
    Nascimento: 18/11/1950, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil
    Filiação: Maria do Carmo Lopes
    Casamento: Alessandra Wagner (1986 a 02/06/2002, sua morte); tem um filho - Bruno Quintella - do primeiro casamento
    Falecimento: 02/06/2002, entre 22:00 e 24:00 h, Vila Cruzeiro, Complexo do Alemão, Penha, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
    Causa: Assassinado (depois de torturado; sua morte somente é confirmada a 05/07/2002, após exame de DNA de fragmentos de ossos encontrados num cemitério clandestino na favela; depois de morto, é esquartejado e queimado) por traficantes liderados por Elias "Maluco", do Comando Vermelho
    Jornalista, repórter e produtor da TV GLOBO (1996); ganha os Prêmios ESSO (2001, com a reportagem "Feirão das Drogas"), ABRIL (12/1985, pela matéria "Tricolor de Coração", revista PLACAR e 05/1986, pela matéria "Amizade sem Limite"), O DIA (02/1994, pela série de reportagens "Funk: Som, Alegria e Terror"); investiga a exploração sexual de menores em bailes "funk".


    .............................................................................

    CLÁUDIA JIMENEZ FAZ 56 ANOS
    Cláudia Jimenez
    CLÁUDIA MARIA PATITUCCHI JIMENEZ
    Nascimento: 18/11/1958, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
    Casamento: Bissexual assumida, vive anos com sua empresária
    Atriz comediante cinematográfica, de teatro e TV (estréia na novela "Eu Prometo", 1983, Rede Globo); destaca-se em telenovelas como "Ti-Ti-Ti" (1985), "Torre de Babel" (1998), "América" (2005), etc; sucesso nos programas humorísticos "Escolinha do Professor Raimundo" (onde emplaca o bordão "Beijinho, Beijinho, Pau-Pau", parodiando a apresentadora Xuxa), "Sai de Baixo" e "Zorra Total".


    .............................................................................

    PETA WILSON FAZ 44 ANOS
    Peta Wilson
    PETA GIA WILSON
    Nascimento: 18/11/1970, Sydney, New South Wales, Austrália
    Filiação: Darcy Wilson e Karlene White
    Casamento: filho Marlowe (2002)
    Modelo e atriz cinematográfica (estréia em "The Sadness of Sex", 1995) e de TV (estréia em "Woman Undone", 1996); destaca-se em filmes como "Naked Jane" (1995), "One of Our Own" (1997), "The League of Extraordinary Gentlemen" (2003), etc. e em seriados de TV como "Strangers" (1996), "Highlander" (1996), "La Femme Nikita" (1997 a 2001), etc.

    .............................................................................






    Dê um sorriso para quem
    esqueceu como se faz isso.
    Acelere seus pensamentos, mas
    não permita que eles te consumam
    Olhe para o lado, alguém precisa de você.
    Abasteça seu coração de fé,não a perca nunca.
    Caso sinta-se só, olhe para as estrelas,
    Não estão ao seu alcance mas estarão
    eternamente brilhando para você!
    QUE O SENHOR DO UNIVERSO A TODOS ILUMINE
                    DOMÊNICO

    Um comentário:

    1. AS HOMENAGENS DE 18.11.2014 VÃO AO *** BARTOLOMEU DE GUSMÃO *** , CIENTISTA E INVENTOR ENTRE OUTRAS HABILIDADES. O 'BALÃO DIRIGÍVEL' FOI NOTÁVEL! PORÉM! PARA OS ARTISTAS SE DESTACA O * * * ** ALEIJADINHO ** * * * OU *** ANTÔNIO FRANCIWSCO LISBOA ***, UM ESCULTOR QUE FOI UM, MARTIRCRUELMENTE ATACADO PELA ENTÃO 'LEPRA', HOJE 'HANSENÍASE' QUE CONSOME EM FERIDAS AOS POUCOS PARTES DO CORPO COMO OS DEDOS DAS MÃOS E DOS PÉS ETC. TEVE SUAS MÃOS ENFAIXADAS E A ELAS ATADOS MARTELO E TALHADEIRA, CINZEL OU BISEL,, PARA ENTALHAR O MATERIAL QUE SE TRANSFORMARIA EM ARTE PLÁSTICA, ESCULTURA COMO A """" CENA DE * * **JESUS** * * CARREGANDO A CRUZ NA VIA SACRA - CONGONHAS . ... FEZ O SEMBLANTE DE 'CRISTO' COM AR DE ESPANTO E COM OS OLHOS ESTRÁBICOS! . FEZ MUITAS OBRAS COM A AJUDA DE DOIS ESCRAVOS E DISCÍPULOS! FAZIA O ACABAMENTO!.. FICOU CEGO E NÃO PÔDE MAIS TRABALHAR! O BLOGSPOT' DA MONGAGUÁ FM É MUITO COMPLETO EM MONGAGU´PA TEMOS NOSSA DIVA A DIVINA MESTRA DAMA *** WALDENICE MARQUES ***, QUE NAS ARTES PLÁSTICAS FAZ UM TRABALHO MARAVILHOSO NA PREFEITURA E EM SUAS EXPOSIÇÕES DE SEUS ALUNOS QUE ADMIRAM E ESTIMAM! E NÓS TAMBÉM! PARABÉNS TAMBÉM AOS ANIVERSARIANTES DE HOJE 18

      ResponderExcluir