>>>>>CLIQUE ABAIXO E ACHE A NOTÍCIA MAIS RECENTE >>>>>

segunda-feira, 6 de junho de 2011

AmbientAÇÃO - 06/06 - SEMANA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE - MONGAGUÁ

PRESTANDO CONTAS

Semana Municipal de Meio Ambiente - AmbientAÇÃO 2011
iniciou hoje (06/06) em Mongaguá

Em sua segunda edição, a Semana Municipal de Meio Ambiente – AmbientAÇÃO 2011, evento patrocinado pela SABESP, teve o primeiro dia marcado pela participação popular, a Sra. Selma, presidente da COOPERMAR e membros da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mongaguá, o Sr. Rodrigo, presidente da Colônia de Pescadores de Mongaguá, o Sr. Werner, Coordenador da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, dirigentes e educadores da Diretoria Municipal de Educação além de populares, tiveram a oportunidade de ouvir a explanação do Diretor de Meio Ambiente de Mongaguá, Vicente Domênico e do Oceanógrafo Fernando Gonçalves sobre as ações realizadas pela Diretoria em diversos projetos.

Domênico abordou todo o histórico da problemática da gestão de resíduos sólidos urbanos e como a questão do lixo está sendo tratada nesta administração. Através de muito trabalho e esforço, parcerias se formaram entre o poder público municipal com Governo Federal, Movimento Nacional dos Catadores – MNCR e Igreja Católica, onde capacitações e formalização da cooperativa já são realidades. Com a anuência do prefeito Paulo Wiazovski Filho, o anúncio da locação de um galpão para operacionalizar a coleta seletiva no município foi motivo de grande euforia na platéia.

Outro ponto alto da abertura da Semana foi a explanação do Oceanógrafo Fernando Gonçalves, que apresentou o Projeto Lambari. Ele anunciou a felicidade de sua recente apresentação ao Dr. Barry A. Costa-Pierce, uma das principais figuras da Aquicultura Ecológica do mundo e diretor da Sea Grant, instituição de pesquisa localizada em Rhode Island – EUA. “O Lambari foi apresentado para o mundo como uma alternativa sustentável de desenvolvimento da aqüicultura no Brasil, pois além de ser uma espécie nativa, fortalece as relações de governança com pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais, promovendo o aquecimento da economia local. Lembrando que há ainda muito trabalho a ser feito, o pequeno peixe está fazendo o maior sucesso por suas potencialidades”

Nesta mesma oportunidade foi apresentado o Turismo Rural Pedagógico, que envolve um circuito regado de atividades monitoradas como trilha ecológica, visitação aos projetos de artesanato de fibra de bananeira, farmácia viva de ervas medicinais, o laboratório de piscicultura e conhecimento da rotina da vida em área rural. Todos estes projetos contam com o apoio e realização da Prefeitura de Mongaguá, CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Agricultura do Estado, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Associação de Mulheres artesãs da Área Rural de Mongaguá. A sustentabilidade é o referencial norteador, e a abordagem pedagógica abrange as relações de economia solidária e estratégias de desenvolvimento sustentável de uma região rural com um processo de participação popular na tomada de decisões.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue com as seguintes atividades:

Programação Semana do Meio Ambiente




Data
Hora
Atividade
Local
06/jun
15h00
Abertura
Câmara Municipal
07/jun
08h00
Visitação ETA + Trilha
Poço das Antas
08/jun
08h00
Turismo Rural Pedagógico
Área Rural
09/jun
08h00
Visitação Zoológico
Parque Ecológico
10/jun
08h00
Ciclo de Palestras
Câmara Municipal



Abertura (06/06)

Tema
Palestrante
14h30
Boas Vindas
Domênico
 Diretor de Meio Ambiente
15h00
Resíduos Sólidos
Domênico
 Diretor de Meio Ambiente
16h00
Projeto Lambari e Desenvolvimento Rural Sustentável  
Fernando Gonçalves Oceanógrafo





SEJA QUAL FOR O PRINCÍPIO RELIGIOSO, FILOSÓFICO,
CIENTÍFICO OU COMERCIAL, É SABIDO QUE, SEM A NATUREZA, NÃO EXISTIRIA O SER HUMANO.
CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE É DEVER DE TODOS.

DOMÊNICO
"Que o Senhor do Universo a todos Ilumine"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário